Jurgen Klopp anuncia aposentadoria definitiva do futebol aos 57 anos
O treinador alemão Jurgen Klopp anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria em definitivo do futebol, aos 57 anos. O técnico já havia surpreendido a todos ao anunciar em janeiro sua saída do comando do Liverpool ao final da temporada europeia.
"Por hoje, é isso pra mim como técnico. Eu não desisti por impulso, mas foi uma decisão geral. Além disso, eu treinei os melhores clubes do mundo", disse Klopp no congresso internacional de treinadores de futebol, realizado nesta quarta, na Alemanha.
Klopp havia deixado o Liverpool no fim da temporada após um trabalho de nove anos à frente da equipe. Ele dava a entender com suas falas que não pretendia treinar algum clube novamente. O anúncio de hoje confirmou tal possibilidade.
A message to Liverpool supporters from Jürgen Klopp. pic.twitter.com/l7rtmxgOzt
? Liverpool FC (@LFC) January 26, 2024
O alemão só treinou três equipes profissionais na sua carreira: além do Liverpool, na Inglaterra, ele passou por Mainz e Borussia Dortmund, da Alemanha. Por todos esses clubes, acumulou um título de Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra, dois Campeonatos Alemães, uma Copa da Alemanha, entre outros de menor relevância.
Klopp iniciou a carreira no Mainz, clube que o contratou em fevereiro de 2002. Pelo clube, não houve títulos conquistados, mas permaneceu por oito anos até se transferir para o Borussia Dortmund, em 2008.
À frente do Dortmund, Klopp fez um trabalho muito reconhecido, logo antes do período hegemônico do Bayern de Munique na Alemanha. Além dos dois títulos alemães e do título da Copa, o treinador ficou com o vice-campeonato da Liga dos Campeões, perdendo justamente para o Bayern, em 2013.
Em 2015, ele foi contratado pelo Liverpool, onde entraria para a história de um dos maiores clubes do mundo. Pelos 'Reds', além de títulos continentais e do Mundial, Klopp venceu o primeiro Campeonato Inglês do clube em 30 anos, em 2019, fazendo frente ao Manchester City de Pep Guardiola.
Deixe seu comentário