Rafael Macedo para nas quartas do judô, mas vai à repescagem e pode brigar pelo bronze

O brasileiro Rafael Macedo não conseguiu ultrapassar as quartas de final do judô nas Olimpíadas de 2024. O judoca foi superado pelo espanhol Tristani Mosakshvili nesta quarta-feira, na Arena Campo de Marte, pela categoria masculina até 90 kg, mas ainda pode brigar por medalha em Paris.

Rafael preferiu não arriscar no início da luta, mas acabou recebendo dois shidos (punições). Já na reta final do combate, ele levou um waza-ari do espanhol e deixou a disputa pelo ouro na França.

Com a derrota, o judoca brasileiro disputará a repescagem. Ele encara o sul-coreano Juyeop Han ainda nesta quarta, por volta das 11h (de Brasília). Se vencer, competirá pela medalha de bronze.

Na estreia em Paris, Rafael derrotou o holandês Noel Van T End. O brasileiro adotou postura mais agressiva durante o combate e forçou três shidos para o adversário, conquistando a vitória no golden score.

Na sequência, o atleta venceu Alex Cret, da Romênia. Pendurado com dois shidos após dois minutos e meio de golden score, ele aplicou uma bela chave-de-braço no romeno e avançou à próxima fase, mas parou em Mosakshvili, medalhista de bronze no Mundial deste ano.

Rafael Macedo, de 29 anos, vive sua segunda participação olímpica em Paris. Ele caiu na estreia nos Jogos de Tóquio ao levar um ippon do cazaque Islam Bozbayev com apenas 30 segundos de luta. Atualmente, ele é 11º colocado no ranking mundial tem no currículo dois bronzes em Mundiais de judô.

Ele foi o único judoca brasileiro a pisar nos tatames da Arena Campo de Marte nesta quarta-feira. Isso porque o país não conta com representantes femininos na categoria feminina até 70 kg. Rafael ainda integra o time brasileiro que brigará por medalha nas equipes mistas no sábado, a partir das 5h (de Brasília) da manhã.

Deixe seu comentário

Só para assinantes