Brasil vence Cazaquistão no judô por equipes e encara a Alemanha nas quartas
O Brasil levou a melhor sobre Cazaquistão neste sábado, na disputa de judô por equipes, por 4 a 2, e se classificou às quartas de final da competição nas Olimpíadas de Paris.
Seis judocas brasileiros representaram o país nessa disputa: Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Beatriz Souza e Leonardo Gonçalves. Dos seis, quatro são medalhistas olímpicos.
A primeira judoca a pisar nos tatames da Arena Campo de Marte foi Rafaela Silva. Ela encarou Abiba Abuzhakynova e conseguiu um waza-ari logo no começo da luta. Já perto do fim, a brasileira aplicou um ippon e deu vantagem para o Brasil na disputa.
Na sequência, foi a vez de Daniel Cargnin contra Daniyar Shamshayev. Ele também iniciou com um waza-ari, mas se expôs demais e acabou sofrendo o ippon. Tudo igual no placar. Ketleyn Quadros foi a terceira a lutar, contra Esmigul Kuyulova, e venceu o combate com facilidade após aplicar um ippon.
Rafael Macedo veio em seguida, mas perdeu para Abylaikhan Zhubanazar. Ele até aplicou um waza-ari, mas sofreu a chave-de-braço no fim da luta e foi derrotado por igual. De novo, o placar estava empatado.
Medalhista de ouro em Paris, Beatriz Souza encarou Kamila Berlikash na sequência. E com sucesso. Ela bateu a rival com um waza-ari no golden score e deixou o Brasil a uma vitória de despachar Cazaquistão. E foi o que aconteceu. O brasileiro Leonardo Gonçalves superou Nurlykhan Sharkhan com uma chave-de-braço e garantiu o triunfo.
Na próxima fase, que ocorre ainda nesta manhã de sábado, o Brasil encara a Alemanha. O duelo vale vaga nas semis e, consequentemente, briga pelo pódio.
O judô brasileiro foi responsável por três das sete medalhas do país nesta edição dos Jogos Olímpicos. Além do ouro, conquistado por Bia Souza, Willian Lima ganhou prata e Larissa Pimenta foi bronze.
O Brasil nunca foi ao pódio na competição por equipes de judô. Historicamente, a modalidade é a que mais entregou medalhas ao país na história dos Jogos Olímpicos, com 27.
Deixe seu comentário