Brasil vence Itália na disputa do bronze por equipes e fatura quarta medalha no judô
O Brasil encerrou, neste sábado, a sua participação no judô nas Olimpíadas de Paris. E não poderia ter terminado de forma melhor. Na competição por equipes, os brasileiros levaram a melhor sobre a Itália, por 4 a 3, na Arena Campo de Marte, e garantiram medalha de bronze, a quarta do país na modalidade nesta edição dos Jogos.
Seis judocas brasileiros representaram o país na disputa: Rafael Macedo, Beatriz Souza, Leonardo Gonçalves, Rafaela Silva, Willian Lima e Ketleyn Quadros. Dos seis, quatro já eram medalhistas olímpicos.
O primeiro judoca a pisar nos tatames da Arena Campo de Marte foi Rafael Macedo, pela categoria até 90 kg. Ele fez uma luta intensa contra Christian Parlati e começou pendurado com dois shidos (punições), mas venceu por ippon, já no golden score, e abriu 1 a 0 para o Brasil.
Medalhista de ouro em Paris, Beatriz Souza veio em seguida e não deu chances para Asya Tavano, na categoria acima de 70 kg. A brasileira aplicou um ippon com apenas 30 segundos de luta na adversária e aumentou a vantagem.
Depois foi a vez de Léo Gonçalves, acima de 90 kg, contra Gennaro Pirelli. Em um combate desgastante, o brasileiro levou o duelo para o golden score, mas foi punido com dois shidos. No fim, ele acabou levando um waza-ari. Rafaela Silva, na sequência, não tomou conhecimento de Veronica Toniolo nos 57 kg e, logo no início, conseguiu o waza-ari. Ela ainda aplicou uma bela chave-de-braço na italiana para confirmar o triunfo e deixar o Brasil a uma vitória da medalha.
Na quinta luta, o medalhista de prata na França, Willian Lima, competiu contra Manuel Lombardo nos 73 kg. Ele fez um combate consciente e conseguiu forçar dois shidos para o adversário. No golden score, porém, o brasileiro levou o ippon e viu a Itália diminuir.
Ketleyn Quadros entrou na disputa logo em seguida e, com poucos segundos, conseguiu imobilizar Savita Russo, dos 70 kg, e aplicou o waza-ari. A brasileira, porém, não conseguiu administrar a vantagem e tomou um ippon restando pouco mais de 20 segundos para o fim da luta. A Itália, portanto, empatou o confronto.
Com a igualdade no placar, houve sorteio para definir qual categoria decidiria a disputa pelo bronze. E foi a de Rafaela Silva, dos 57 kg. A brasileira voltou a bater Veronica Toniolo, desta vez com um waza-ari, e assegurou a medalha para o Brasil.
O time do Brasil de judô estreou na competição com vitória sobre Cazaquistão, mas perdeu da Alemanha nas quartas de final e foi para a repescagem. Em seguida, atropelou a Sérvia e garantiu vaga na disputa pelo bronze.
O judô brasileiro foi responsável por quatro das oito medalhas do país nesta edição dos Jogos Olímpicos. Além deste bronze e do ouro conquistado por Bia Souza, Willian Lima ganhou prata na categoria até 66 kg e Larissa Pimenta foi bronze nos 52 kg.
O Brasil nunca havia subido no pódio da competição por equipes de judô. Historicamente, a modalidade é a que mais entregou medalhas ao país na história dos Jogos Olímpicos, com 28.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.