Corinthians: '3 zagueiros' funciona nas copas e vira opção para Brasileirão

Nos últimos jogos de mata-mata do Corinthians, a equipe se adaptou e funcionou utilizando esquema com três zagueiros. Preservando titulares por conta da disputa do Campeonato Brasileiro, o time se comportou bem contra o Grêmio, na Copa do Brasil, e diante do Red Bull Bragantino, pela Copa Sul-Americana.

Após o triunfo contra o Massa Bruta, o técnico Ramón Díaz e o atacante Pedro Raul elogiaram o desempenho da equipe com a formação 3-4-3. Com três defensores, os alas (Matheuzinho e Matheus Bidu) ganharam liberdade para apoiar o ataque no momento ofensivo.

"Sobre o plano tático, gostei muito. Estamos trabalhando bastante com a linha de três e laterais ofensivos. São jogadores rápidos, profundos, e por isso criamos tantas situações. Os atletas fizeram um ótimo jogo", disse Ramón Díaz em entrevista coletiva.

"Esse sistema nos favorece, temos a amplitude oferecida pelos laterais, uma chegada forte no último terço. Para o atacante é bom, tem muitos cruzamentos. Mas temos que dar nosso melhor, independente do esquema", corroborou Pedro Raul.

Ramón Díaz vem mostrando repertório para alterar a formação do Corinthians de acordo com o adversário. O esquema com três zagueiros não seria novidade no Brasileirão, já que desde que o treinador argentino chegou a equipe atuou assim na vitória contra o Bahia, fora de casa, e no empate com o Grêmio, na Neo Química Arena.

O próximo jogo do Corinthians na liga nacional é contra o Fluminense, sábado, no Maracanã. Pelo duelo ser fora de casa, em um contexto de adversidade, existe a possibilidade de Ramón dar sequência para a formação que levou o Timão a sair em vantagem nas oitavas de final da Sul-Americana.

O time inicial que vai encarar o Tricolor Carioca será definido na sexta-feira, durante a última atividade do grupo antes do compromisso válido pelo Campeonato Brasileiro.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes