Com Fabio decisivo, Fluminense elimina o Grêmio nas oitavas da Libertadores
O choque de tricolores no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores terminou com vitória nos pênaltis do Fluminense sobre o Grêmio, na noite desta terça-feira, no Maracanã. No tempo normal, o Flu venceu por 2 a 1 e deixou o duelo empatado em 3 a 3 no agregado. Thiago Silva e Arias marcaram para o Tricolor carioca e Gustavo Nunes descontou para os gaúchos.
Nos pênaltis, Fábio brilhou com duas defesas e o Flu se classificou. O adversário das quartas de final sairá do confronto entre Atlético-MG e San Lorenzo-ARG, cuja segunda partida será disputada na noite desta terça-feira, a partir das 21h30, em Belo Horizonte. No primeiro jogo, na Argentina, houve empate em 1 a 1.
Fluminense e Grêmio voltam a campo, ambos fora de casa, neste fim de semana, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flu visitará justamente o Galo Mineiro e o Grêmio o Criciúma, no Heriberto Hülse.
O Jogo
Empurrado pela torcida, que cantava sem parar, o Fluminense foi para cima do Grêmio assim que a bola rolou no Maracanã. Acuada, a equipe gaúcha apenas se defendia tentando segurar a pressão inicial dos comandados de Mano Menezes.
Apesar de conseguir quebrar a velocidade do Flu, o Grêmio acabou punido na bola parada. Aos 13, Arias cobrou escanteio da direita e achou Thiago Silva na altura da marca do pênalti. O zagueiro cabeceou firme, sem defesa para Marchesin, e abriu o placar.
Com o gol, o Grêmio saiu da toca e passou a buscar a construção de jogadas ofensivas. Foi o que o Tricolor precisava para ter espaço para subir em velocidade nos contra-ataques. Os gaúchos tinham dificuldades para armar jogadas e caíram na armadilha do Flu. Uma bola recuperada na intermediária ligou o contra-ataque e Arias partiu em velocidade para a área do Grêmio. O colombiano bate cruzado, Marchesin desvia e a bola bate no braço de Dodi. Com o auxílio do VAR, o árbitro marcou o pênalti. Arias cobrou e ampliou a vantagem do Flu.
Renato mudou o Grêmio no intervalo e abandonou o esquema com três zagueiros e sacou Kannemann para a entrada de Cristaldo, no meio. Na frente, Pavón foi substituído por Gustavo Nunes.
O segundo tempo começou em ritmo acelerado com Ganso acertando o travessão logo com um minuto de jogo. O Grêmio respondeu aos seis com Gustavo Nunes obrigando Fábio a fazer grande defesa após chute de dentro da área. O Tricolor carioca, entretanto, continuava melhor organizado e superior física e tecnicamente.
Aos 24 minutos, Soteldo recebeu falta em jogada pela ponta direita. Reinaldo cobrou fechado e, na pequena área, Jemerson desviou para a rede. Os gremistas comemoraram muito, mas o lance foi revisado pelo VAR e o gol anulado por impedimento do zagueiro.
Os gaúchos continuaram lutando e, após longa troca de passes, Soteldo tocou na ponta direita para Monsalve, que entrou na área e rolou para o meio. Fábio tenta desviar mas a bola sobra para Gustavo Nunes que não perdoa e faz o gol.
O duelo seguiu muito disputado até o apito final, mas com o placar agregado de 3 a 3, a decisão da vaga foi para os pênaltis.
Ganso iniciou as cobranças acertando a trave e Reinaldo converteu e deixou o Grêmio em vantagem. Na segunda rodada, Thiago Silva converteu e Nathan foi parado por Fábio, e a disputa ficou igual. Na terceira rodada, John Kennedy e Monsalve converteram.
Na sequência, Lima fez e Fábio, mais uma vez, brilhou ao defender a cobrança de Cristaldo: Flu na frente. Na rodada final, Arias fez e colocou o Flu nas quartas.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE-BRA 2 (4) X (3) 2 GRÊMIO-BRA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de agosto de 2024 (Terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Pablo Llarena (Uruguai)
VAR: Cristhian Ferreyra (Uruguai)
Cartões amarelos: Kauã Elias, Samuel Xavier, Ganso, John Kennedy (Flu); Dodi, Soteldo, Jemerson (Grêmio)
Gols:
FLUMINENSE: Thiago Silva, aos 13, Arias, aos 27 min do 1º tempo
GRÊMIO: Gustavo Nunes, aos 30 min do 2º tempo
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Felipe Melo) e Guga (Esquerdinha); Martinelli (Nonato), André, Paulo Henrique Ganso, Jhon Arias e Serna (Lima); Kauã Elias (John Kennedy)
Técnico: Mano Menezes
GRÊMIO: Marchesin, Gustavo Martins, Walter Kannemann (Cristaldo) e Jemerson; João Pedro, Dodi (Monsalve), Villasanti e Reinaldo; Soteldo (Nathan), Braithwaite (Arezo) e Pavón (Gustavo Nunes)
Técnico: Renato Portaluppi
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.