Palmeiras garante invencibilidade contra o São Paulo no Brasileirão pela terceira edição seguida
20/08/2024 07h00
Com a vitória por 2 a 1 no Choque-Rei do último domingo, o Palmeiras chegou ao sexto jogo sem ser derrotado pelo São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O duelo foi válido pela 23ª rodada da competição. Ou seja, a equipe alviverde não perde do Tricolor no torneio de pontos corridos desde 2022.
No primeiro turno, no Morumbis, o clássico terminou empatado sem gols. A última derrota do Verdão para o rival, na competição nacional, foi em novembro de 2021. Na ocasião, o Alviverde perdeu por 2 a 0, no Allianz Parque, em duelo válido pela 33ª rodada. Luciano e Gabriel Sara anotaram os gols do rival.
Relacionadas
Desde então, as equipes se enfrentaram em 16 oportunidades, sendo seis delas pelo Brasileirão, com quatro vitórias do Palmeiras e dois empates. Ao todo, nesse período, são seis empates, seis vitórias do Palmeiras e quatro triunfos do São Paulo.
Além disso, são 11 gols marcados pelo Palmeiras e apenas dois sofridos. Cinco desses tentos foram marcados em jogo da 29ª rodada do Brasileirão de 2023, em goleada do Verdão por 5 a 0 sobre o rival, no Allianz Parque.
Desses embates, alguns deles foram em sistema de mata-mata. Na decisão do Campeonato Paulista de 2022, o Palmeiras levou a melhor e ficou com a taça depois de perder o primeiro jogo por 3 a 1 e vencer o outro por 4 a 0. No mesmo ano, o São Paulo passou pelo Verdão nas oitavas de final. O Tricolor venceu o jogo de ida por 1 a 0,perdeu o de volta por 2 a 1, mas avançou nas penalidades.
Por fim, no ano seguinte, o São Paulo venceu os dois jogos (1 a 0 e 1 a 2) e avançou à semifinal. Já no início desta temporada, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram na Supercopa Rei. Depois de empate sem gols no tempo normal, o Tricolor ficou com o título ao levar a melhor por 4 a 2 nas penalidades.
Neste ano, as equipes tem mais uma chance de ficarem frente a frente. Isso pode acontecer caso ambas avancem às quartas de final da Libertadores. o Palmeiras define a vaga contra o Botafogo, enquanto o São Paulo mede forças com o Nacional, do Uruguai.