Campeão do mundo em 2014, Neuer anuncia aposentadoria da seleção alemã

O goleiro Manuel Neuer, do Bayern de Munique, anunciou nesta quarta-feira que se aposentou da seleção alemã. O jogador de 38 anos publicou uma nota nas redes sociais agradecendo o apoio dos fãs, que puderam assistir sua despedida durante a última Eurocopa, disputada em seu país.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Neuer disputou 124 jogos pela seleção alemã desde que estreou em 2009. O goleiro esteve presente em quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022), tendo conquistado a edição de 2014, disputada no Brasil, participando, inclusive, da vitória por 7 a 1 na semifinal contra a Seleção Brasileira.

A Eurocopa-2024 foi a última competição de Neuer com a seleção. O goleiro foi titular em todos os cinco jogos da Alemanha, que foi eliminada do torneio nas quartas de final para a Espanha, a grande campeã.

Neuer ainda tem um ano de contrato com o Bayern de Munique. O jogador sofreu 43 gols em 33 partidas na última temporada, terminando sem títulos para o clube alemão.

Veja a nota oficial divulgada por Neuer nesta quarta-feira:

"Queridos torcedores, querido futebol alemão,

Depois de mais de 15 anos e 124 partidas internacionais, minha carreira na seleção alemã de futebol termina hoje.??Quem me conhece sabe que não tomei essa decisão de ânimo leve. Me sinto muito bem fisicamente e claro que também teria interesse na Copa do Mundo de 2026 nos EUA, Canadá e México. E, no entanto, depois de muitas conversas intensas e longas com a minha família e amigos, tomei a decisão de que agora é o momento certo para encerrar o meu capítulo na seleção nacional.

Continua após a publicidade

Quando olho para trás hoje, sinto orgulho e gratidão! Até porque conseguimos realizar nosso grande sonho no dia 13 de julho de 2014 e fomos campeões mundiais juntos no Brasil. Durante um total de 7 anos e 61 jogos, fui autorizado a liderar a seleção alemã como capitão em campo - até me lesionar. Uma honra que sempre apreciei.

O Campeonato Europeu em casa deste ano foi outro destaque, embora infelizmente não tenha sido suficiente para o título. Senti uma euforia e uma solidariedade muito especial em todo o país a cada segundo. Vamos continuar assim!

Muito obrigado a todos os colaboradores, supervisores, treinadores e companheiros que me acompanharam desde a minha estreia na seleção nacional, no dia 2 de junho de 2009!"

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.