De escanteado no Flamengo a herói: como Hugo Souza superou desconfiança para brilhar no Corinthians
22/08/2024 05h00
Hugo Souza viveu uma noite mágica na última terça-feira. O arqueiro defendeu três pênaltis contra o RB Bragantino, na Neo Química Arena, e colocou o Corinthians nas quartas de final da Sul-Americana. Agora visto como um herói, o jogador teve que superar uma fase terrível antes de brilhar com a camisa do Timão.
O início da trajetória de Hugo no futebol foi arrasador. Revelado pelas categorias de base do Flamengo, o atleta virou titular da equipe rubro-negra em virtude de uma explosão de casos de covid-19 no elenco, em 2020.
Relacionadas
Sua estreia foi contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Ele ajudou um Flamengo completamente desfalcado a sair com um empate fora de casa e, a partir daí, começou a ganhar holofotes, assumindo de vez a titularidade do time.
Hugo, contudo, foi do céu ao inferno rapidamente. Naquela mesma temporada, ele falhou em um confronto decisivo, contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, e chegou a receber vaias da torcida flamenguista no Maracanã. Ele seguiu na equipe titular, mas perdeu espaço no ano seguinte e, cada vez mais, foi escanteado.
Na primeira temporada entre os titulares, o goleiro fez 27 jogos. Na segunda, o número caiu para 13. Ele disputou 31, em 2022, mas, com pouco espaço, foi emprestado ao Chaves, de Portugal, no ano seguinte.
Por lá, foram 27 partidas, todas como titular. Ele voltou ao Flamengo ao final do empréstimo, mas foi repassado para o Corinthians, que buscava um goleiro com urgência após as saídas de Cássio e Carlos Miguel. Apesar de ter chegado sob enorme desconfiança, ele supriu muito bem as ausências.
Ele iniciou sua trajetória pela equipe como reservas, mas logo tomou a posição e somou boas atuações. Ele tornou-se um dos destaques do Timão e ajudou o clube a se classificar, nos pênaltis, contra Grêmio e Bragantino, em jogos pela Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente.
"Toda honra e toda glória a Deus. Nada disso é para mim, tudo é para Ele. Deus sabe o quanto foi difícil de estar aqui agora, só quero agradecer à minha família, meus amigos, que sempre estiveram comigo. Gratidão, só isso. É o que eu tenho a falar, agradecer. Só isso", comemorou Hugo após o apito final.
Brilhando no Corinthians, Hugo ainda pertence ao Flamengo. Ele está emprestado até o final do ano. Para adquiri-lo em definitivo, o clube do Parque São Jorge terá que desembolsar 800 mil euros (cerca de R$ 4,7 milhões).
Só os valores ganhados pelo clube com as classificações na Copa do Brasil e Sul-Americana já pagam Hugo. Satisfeito com as atuações do arqueiro, o Corinthians já estuda antecipar a proposta para comprá-lo e assegurar a permanência do jogador para 2025, mas só poderá exercer a opção a partir de outubro, por uma exigência contratual.
Anunciado no início de julho, Hugo Souza já soma 11 partidas pelo Corinthians. No elenco, o clube ainda conta com o jovem Matheus Donelli, que atuou sete vezes nesta temporada.