GP de Portland da Fórmula Indy: veja informações e onde assistir à prova
Neste domingo, às 16h (de Brasília), acontece o GP de Portland da Fórmula Indy. A prova é a última em circuito misto nesta temporada da Indy, e será realizada em um dos circuitos mais tradicionais da categoria.
Onde assistir: a corrida terá transmissão da TV Cultura, na televisão aberta, e também do aplicativo Cultura Play.
A narração do GP de Portland neste domingo fica por conta de Geferson Kern, enquanto os comentários serão feitos por Bia Figueiredo.
Atual campeão da Indy, Alex Palou já venceu duas das três corridas que disputou em Portland. Depois da última etapa em St. Louis, o espanhol se aproximou do tricampeonato: a vantagem na liderança aumentou para 59 pontos. Contudo, Palou ainda possui quatro rivais vivos pelo título: Colton Herta (EUA), Scott Dixon (NZL), Will Power (AUS) e Scott McLaughlin (NZL).
A FÓRMULA INDY CONTINUA!
O final de semana promete na reta final da temporada da categoria mais emocionante do planeta. Portland é o palco da 14ª de 17 etapas! Confira a programação!#FormulaIndy #Indy #IndyCar pic.twitter.com/xbg92PGkAs
? Fórmula Indy Oficial (@FormulaIndy) August 19, 2024
Josef Newgarden, atual bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis e que estava cotado entre os candidatos ao título, não tem mais chances de assumir a primeira posição. Contudo, na prova de St. Louis, venceu pela primeira vez desde as 500 Milhas - ao mesmo tempo em que aumentou a crise interna na Penske (a maior, mais tradicional e vitoriosa equipe da categoria).
Will Power, companheiro de Newgarden na Penske, o acusou de uma manobra ilegal numa relargada. O resultado foi um acidente que tirou Power da corrida e encolheu suas chances de título, levando o piloto a descer do carro e fazer gestos obscenos para o "colega".
Além das intrigas entre os competidores, o próprio palco da corrida deste final de semana é um atrativo à parte. Em 2024, a estreia do circuito de Portland na Indy completa 40 anos. A pista já recebeu diversas vitorias brasileiras na categoria, como as de Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran e Cristiano da Matta.
A localização do circuito também é curiosa: foi construída sobre uma cidade devastada por uma enchente, e está próxima a um vulcão desativado, o Monte Hood.
Foi em Portland o 1º pódio 100% brasileiro da história da Fórmula Indy. Em 25/06/2000, Gil de Ferran venceu, com Roberto Moreno e Christian Fittipaldi na sequência.
Helinho era quarto, mas ficou sem combustível. Cristiano da Matta cruzou em quinto. Um #tbt "Brasil-brasileiro". pic.twitter.com/pod7NN8rtd
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.