Fernando Diniz visita clube em SP, palestra para jovens e discute formação no Brasil
23/08/2024 16h00
O Sfera Futebol Clube recebeu, na última quinta-feira, a visita de Fernando Diniz. Ex-técnico da Seleção Brasileira e atual campeão da Copa Libertadores pelo Fluminense, o treinador esteve presente no centro de treinamento do clube, em Jarinu, interior de São Paulo, para conhecer mais sobre o Raio Amado e compartilhar sua experiência com os jovens atletas de todas as categorias, do sub-14 ao sub-20.
Durante a visita, Diniz assistiu a treinos e conheceu as instalações. Ele também participou de uma conversa entre atletas de diversas idades, na qual foram tratados temas como a importância da educação, preparo mental e a formação de caráter no desenvolvimento de um jogador de futebol.
Relacionadas
"Vendo essa dinâmica hoje, é algo que eu gosto muito e estimulo também na categoria profissional. Algumas palavras que vimos aqui hoje são as mais importantes para atletas de qualquer categoria. 'Coragem' é talvez o que a gente mais precisa no futebol, é essencial e não pode faltar. Todos nós temos medos, eu tenho medo e tive muito quando era jogador. Então, quando a gente estimula o autoconhecimento, a gente estimula algo muito importante para todos os atletas. As qualidades da vida são muito mais importantes do que as qualidades do jogo de futebol. Quando a gente consegue aplicar as qualidades da vida no jogo, aí é o melhor possível", disse o treinador durante o encontro.
Fundado em 2021, o Sfera se destaca por ter um cuidado especial na educação dos atletas além do campo. O clube iniciou suas atividades em 2023, organizando aulas de inglês para alunos de diversas categorias, além de ter profissionais de assistência social que auxiliam os atletas a gerenciar o tempo e a forma de estudar fora do ambiente escolar. O núcleo também é responsável por intermediar parcerias de bolsas de estudo para o ensino superior.
"O Sfera é um clube de futebol focado na formação. Nos propusemos a ser um clube grande de base. O que é diferente é essa visão muito clara de ter essa tese central, de que um cidadão melhor é um atleta melhor também. O atleta, quanto mais entende que ele não é definido pelo que acontece dentro de campo, maior a chance dele sobreviver nessa carreira. E receber um dos grandes nomes do futebol que acredita nisso é muito enriquecedor para o nosso desenvolvimento.", disse Gustavo Aranha, sócio e co-fundador do Sfera.