Topo

Campeonato Paulista de Atletismo é encerrado com novas equipes no pódio e mais de 1.500 participações

25/08/2024 22h32

Foram encerradas neste domingo as disputas que marcaram a 100ª edição do Campeonato Paulista de Atletismo Adulto, competição que faz parte das comemorações dos 100 anos da Federação Paulista de Atletismo. As disputas agitaram o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na zona sul da capital paulista.

Iniciadas na última sexta-feira, as competições no COTP reuniram 821 atletas, de 65 entidades e clubes, representando sete estados brasileiros, divididos em 1542 participações. O primeiro dia do evento (sexta-feira, 23) contou com as finais emocionantes dos 100 m, modalidade na qual Felipe Bardi se destacou. O competidor de Americana, filiado ao Sesi-SP, sagrou-se campeão paulista com a marca de 10s00, com vento 0.7 m/s. O tempo foi surpreendente e suficiente para o índice e garantia da vaga para o Campeonato Mundial de Atletismo, que acontecerá em setembro de 2025, em Tóquio, no Japão.

Relacionadas

Já no sábado, segundo dia de disputas, foi marcado pela cerimônia oficial de abertura do evento e pelas homenagens a atletas olimpícos e medalhistas que estiveram presentes. Houve também homenagens a membros da arbitragem e aos profissionais diretores e conselheiros da FPA. O domingo foi reservado à sexta etapa das competições e às finais das disputas.


O presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, fez um balanço positivo do evento que chegou à sua centésima edição: "O tempo frio foi compensado com o calor das disputas. Tivemos um campeonato com bastante competitividade, decidido nos últimos pontos. De manhã, São Bernardo estava na frente e, à tarde, a Orcampi superou a pontuação. Essa competitividade é algo fantástico e era um dos nossos objetivos estratégicos e que foi alcançado. Foram mais de 1500 participações de atletas de todo o estado, todo mundo muito feliz", avaliou Oliveira.

O dirigente da entidade também destacou o equilíbrio das disputas, com novas equipes conquistando o pódio e ressaltou o fato do evento ter acontecido sem intercorrências. "Também tivemos equipes novas subindo ao pódio, e isso nos mostra que estamos tendo um trabalho forte em diferentes lugares do estado", disse.

"Foi a primeira vez do time de Ribeirão Pires no pódio, e também o pódio inédito de Guariba no geral. Santana de Parnaíba se consolida como campeã em um trabalho de excelência e ascendendo para a Divisão Especial em 2025. São resultados muito importantes do trabalho que vem sendo feito. Todo mundo conseguiu fazer seus resultados, buscar seus melhores tempos (PBs - personal best), e muitos atingiram índices para os Jogos Abertos. O evento ocorreu sem intercorrências, nenhum atleta se machucou e tudo isso nos deixa muito felizes", complementou.

Na competição por equipes da Primeira Divisão, a vitória ficou com o time de Santana de Parnaíba, com 290 pontos, ficando o Pérola da Serra em segundo (131) e a Associação Guaribense de Incentivo ao Esporte, com 87. Já na Divisão Especial, Orcampi garantiu o primeiro lugar com 333 pontos. Seguida pela ADC São Bernardo, com 299, e E.C Pinheiros, com 219.

Uma atração a mais ocorreu fora das pistas. Isso porque desde sexta-feira houve uma exposição de imagens dos atletas medalhistas de mundiais e Jogos Olímpicos que foram filiados da FPA, além de uma mostra com as medalhas de várias épocas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Campeonato Paulista de Atletismo é encerrado com novas equipes no pódio e mais de 1.500 participações - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte