Em busca do tri brasileiro, Palmeiras comemora 110 anos de história
26/08/2024 04h30
Segunda-feira de Palmeiras. No dia 26 de agosto de 2024, dia sem compromisso dentro de campo, o Palmeiras completa 110 de história. A celebração acontece em meio à momento de frustrações, mas com um objetivo ainda vivo no clube: a disputa pelo Campeonato Brasileiro.
Fundado por imigrantes italianos, o clube recebeu o nome de Palestra Itália em sua fundação no ano de 1914. Apenas 28 anos depois, em 1942, que a instituição passou a se chamar Palmeiras, após forte pressão política em meio à Segunda Guerra Mundial. O presidente do Brasil, na época, Getúlio Vargas proibiu a menção a nomes de países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
Diante do torcedor, o clube conseguiu comemorar o aniversário de forma antecipada com a goleada por 5 a 0 contra o Cuiabá, no último sábado, pelo Brasileirão.
Nesse confronto, o Palmeiras estreou a terceira camisa lançada para esta temporada de 2024, justamente em homenagem ao aniversário do clube. O uniforme tem a cor dourada, algo inédito na história e faz parte da campanha "É o Palestra que nos torna família" com a Puma, fornecedora de materiais esportivos do Verdão desde 2019.
Fora o grande triunfo no torneio continental, o clima, nos últimos dias, não foi nada de comemoração. O time, comandado pelo técnico português Abel Ferreira há quatro temporadas, deu adeus à duas importantes competições na mesma fase: Copa do Brasil e Libertadores, sendo eliminado por Flamengo e Botafogo, respectivamente. A queda mais recente foi no torneio continental. Com isso, o clube voltou a cair nas oitavas depois de sete anos.
Mas, nem tudo está perdido e o Palmeiras ainda pode conquistar mais um título para fazer companhia ao Campeonato Paulista conquistado em abril. Aliás, com a conquista desse Estadual, no ano em que completa 110 anos, o Alviverde igualou o feito conquistado há 90 anos (1932, 1933 e 1934), que é o tri Paulista. Antes, o time faturou as taças em 2022 e 2023. A partir de agora, o Verdão tem foco 100% na disputa do Campeonato Brasileiro e tenta conquistar o tri inédito.
O clube também tem atenções às eleições presidenciais, que estão marcadas para acontecer em novembro. A atual mandatária Leila Pereira é candidata à reeleição e deve disputar o pleito contra Savério Orlandi, candidato lançado pela oposição, através do Movimento Palmeiras Avante. As chapas serão registradas em setembro.