Novo formato da Liga dos Campeões coloca gigantes europeus frente a frente

Foi realizado nesta quinta-feira, no Grimaldi Forum, em Mônaco, o sorteio dos confrontos da primeira fase da Liga dos Campeões, que a partir desta temporada terá um novo formato. Um dos destaques ficou pelo azar do Paris Saint-Germain, que terá que enfrentar times como Manchester City, Bayern de Munique, Atlético de Madrid e Arsenal.

Os clubes foram sorteados manualmente, e, na sequência, uma máquina de computador decidiu de forma aleatória os oito adversários da equipe. O processo aconteceu até que os 36 times tivessem seus oito adversários definidos.

O Manchester City, primeiro clube a ser sorteado, enfrentará grandes clubes, como Inter de Milão, Paris Saint-Germain e Juventus. Entre os principais confrontos do Bayern de Munique, estão Barcelona e Paris Saint-Germain.

Atual finalista da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund enfrentará a grande dupla espanhola: Real Madrid e Barcelona. Além da dupla alemã, o Barcelona confrontará equipes como Benfica e Atalanta, atual campeã da Liga Europa.

O Real Madrid, atual e maior campeão da Liga dos Campeões, terá pela frente, além de Dortmund, adversários como Liverpool, Milan e Atalanta. O Liverpool, além do Real, enfrentará Bayer Leverkusen e o próprio Milan.

As datas e horários dos jogos serão comunicados até o próximo sábado. Esta fase da competição é prevista para ocorrer até o dia 29 de janeiro de 2025.

A grande final, disputada em jogo único, ocorrerá na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha, no dia 31 de maio de 2025.

Veja como estavam cada pote

Pote 1: Manchester City (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Real Madrid (Espanha), PSG (França), Liverpool (Inglaterra), Inter de Milão (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), RB Leipzig (Alemanha) e Barcelona (Espanha)

Continua após a publicidade

Pote 2: Bayer Leverkusen (Alemanha), Atlético de Madrid (Espanha), Atalanta (Itália), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Arsenal (Inglaterra), Club Brugge (Bélgica) Milan (Itália) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Pote 3: Feyenoord (Holanda), Sporting (Portugal), PSV (Holanda), Dinamo Zagreb (Croácia), RB Salzburg (Áustria), Lille (França), Estrela Vermelha (Sérvia), Young Boys (Suiça) e Celtic (Escócia)

Pote 4: Slovan Bratislava (Eslováquia), Monaco (França) Sparta Praga (República Tcheca), Aston Villa (Inglaterra), Bologna (Itália), Girona (Espanha), Stuttgart (Alemanha) e Sturm Graz Brest (Áustria).

Entenda o novo formato

A partir desta temporada, a Liga dos Campeões passa a ter 36 clubes ao invés de 32. Além disso, a primeira fase não será mais disputada em grupos e passará a ser jogada como uma liga.

Os oito primeiros colocados da tabela se classificam direto para as oitavas de final. Os times da nona posição até a 24ª irão se enfrentar para conseguir uma vaga na próxima fase da Liga dos Campeões. Os times que ficarem do 25º lugar até o 36º estarão eliminados.

Continua após a publicidade

Os times foram organizados em quatro potes, com nove clubes em cada, baseados em critérios específicos. Cada participante jogará contra duas equipes de cada pote, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora.

Clubes do mesmo país não poderão se enfrentar nesta fase da Liga dos Campões. Além disso, um time não poderá confrontar com mais de dois adversários do mesmo país.

A partir das oitavas de final, o formato da competição seguirá como o das últimas temporadas: os dois times se enfrentam em jogos de ida e volta, em formato eliminatório.

Deixe seu comentário

Só para assinantes