Velocista Matheus Lima vence 400m rasos no meeting de Rovereto, na Itália

Matheus Lima, atleta do EC Pinheiros, venceu os 400m rasos no 60º Palio Cittá della Quercia, em Rovereto (Itália), com 44s99, nesta terça-feira. A competição faz parte do calendário da World Athletics Continental Tour - Prata. O segundo colocado da prova disputada em Rovereto foi o jamaicano Zandrion Barnes (45s30), seguido pelo belga Jonathan Sacoor (45s33).

Após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o cearense de 21 anos já disputou uma corrida no Brasil, duas na Europa, e ainda competirá nos 400m com barreiras no Campeonato Sul-Americano Sub-23 de Atletismo, que acontece entre os dias 27 a 29 de setembro, em Bucaramanga, na Colômbia.

Matheus Lima já obteve índice para o Mundial de Atletismo de Tóquio, em 2025, ao ficar em sexto lugar no Silesia Kamila Skolimowska Memorial, em Chorzów, na Polônia - etapa da Diamond League - no último dia 25 de agosto. O velocista fez a sua melhor marca pessoal para os 400m com barreiras, com 48s12. A marca mínima exigida pela World Athletics era 48s50.

"Quero fazer o PB (personal best) nos 400 m rasos (tem 44s52), baixar a marca do Sanderlei e ainda melhorar a minha técnica de passagem das barreiras para ir também abaixando os meus tempos", destacou Matheus.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Sanderlei Parrela é o treinador de Matheus - ambos trabalham no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Matheus correu os 400m rasos em 44s52 duas vezes no ano (dias 6 e 20 de abril), a terceira melhor marca da história no continente sul-americano e a segunda do Brasil, atrás apenas do tempo de 44s29, alcançado justamente por Sanderlei quando da conquista da medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999.

Matheus não disputou os 400m rasos em Paris, mesmo estando classificado para as duas provas. Escolheu as barreiras e fez o segundo melhor tempo (48s90) na quinta bateria das eliminatórias, garantiu a passagem de fase em sua estreia olímpica (como o 17º). Na semifinal, fez 49s08 e ficou em 16º na classificação geral.

Antes de ir para a Europa, Matheus Lima conquistou a medalha de ouro nas barreiras e o bicampeonato do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, no último dia 18 de agosto, em Bragança Paulista. Matheus também quebrou o recorde do campeonato, que era dele mesmo, de 2023, com 49s58.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.