Com posse de bola e mobilidade, ataque do Corinthians ganha nova cara com Ramón Díaz

O ataque do Corinthians ganhou uma nova cara com o técnico Ramón Díaz. Além da chegada de novos jogadores, o treinador estabeleceu um modelo de jogo que prioriza o controle da posse de bola e a mobilidade ofensiva.

Como Ramón gosta de dizer nas coletivas, ele quer um Corinthians "protagonista", que se impõe nas partidas. Nos últimos compromissos, o treinador deixou de lado o esquema com três zagueiros e apostou no 4-3-1-2, formação que prioriza a faixa central do campo, com acúmulo de jogadores no setor.

Com a plataforma, é possível ver um time de mais mobilidade. Os volantes pelos lados e o meia de ligação (Rodrigo Garro ou Igor Coronado) possuem liberdade para circular pelo campo, com uma estrutura menos rígida. Os dois atacantes (normalmente Yuri Alberto e Romero) se concentram na região central, seja para receber passes em profundidade ou oferecer apoios em pivôs.

"Falamos com os dois atacantes que estamos jogando que eles precisam atuar por dentro, sem ter que voltar pela lateral. Queremos que fiquem avançados para converterem as chances. Eles estão em um momento brilhante e creio que a estrutura armada está sendo boa, time está mantendo a concentração. O Corinthians melhorou muito ofensivamente, com dinâmica e paciência. Jogar nesse estádio não é fácil, torcedores que pressionam. Trabalhamos para manter a tranquilidade para fazer gol no momento certo", comentou Ramón Díaz em entrevista coletiva após a classificação contra o Fortaleza na Sul-Americana.

Nos lados do campo, os laterais ganham liberdade para atacar a linha de fundo. Fagner ou Matheuzinho na direita, e Matheus Bidu ou Hugo na esquerda ficam responsáveis por alargar o campo no momento ofensivo. Especialmente com o António Oliveira, o Corinthians tinha estrutura diferente, muitas vezes com dois pontas espetados.

No início de trabalho de Ramón, era possível ver um Corinthians pragmático, com foco em proteger o sistema defensivo e apostar em jogadas de velocidade. O time continua sendo vertical em determinados momentos, mas trabalha mais a posse de bola e constrói seus ataques de forma pausada. André Carrillo, que chegou ao clube nesta última janela de transferências, oferece essa pausa e mais critério na circulação de bola.

Assim, com essa nova estrutura de ataque, o Corinthians buscará seguir seu bom momento. O time tem como foco escapar da zona de rebaixamento e lutar pelos títulos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

Confira os jogos recentes do Corinthians no 4-3-1-2:

11/9 - Corinthians 3 x 1 Juventude (Copa do Brasil)

Continua após a publicidade

17/9 - Fortaleza 0 x 2 Corinthians (Copa Sul-Americana)

21/9 - Corinthians 3 x 0 Atlético-GO (Campeonato Brasileiro)

24/9 - Corinthians 3 x 0 Fortaleza (Copa Sul-Americana)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.