Atlético-MG critica idas de Vasco e Corinthians ao STJD por datas da Copa do Brasil: "Contraria a ética"
Após o Flamengo se manifestar através de nota oficial, foi a vez do Atlético-MG lamentar, nesta terça-feira, as idas de Corinthians e Vasco ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta das mudanças de data dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil.
Inicialmente, as datas-bases para a realização dos duelos de volta eram no dia 17 de outubro. Contudo, a CBF alterou as datas após a divulgação do calendário da Conmebol para os duelos da Libertadores e Sul-Americana. Com isso, os embates entre Flamengo e Corinthians e Atlético-MG e Vasco serão feitos no fim de semana do dia 20 de outubro.
A mudança de data foi solicitada por Flamengo e Atlético-MG. Ambos os clubes alegaram que teriam muitos jogadores convocados para a próxima data Fifa - que tem término previsto para o dia 16 de outubro.
Sendo assim, após o Flamengo vir a público para defender a mudança de datas, foi a vez do Galo emitir um comunicado oficial. O time mineiro entende que a modificação "restabelece os princípios da isonomia, da igualdade de oportunidades e do equilíbrio das disputas, previstos no Regulamento Geral de Competições da CBF".
Publicado por @atleticoVer no Threads
Na sequência, a nota do Atlético-MG lamenta as atitudes de Corinthians e Vasco, que decidiram acionar o STJD para tentar reaver a decisão da CBF. O Galo alega que a ação dos rivais fere os princípios do fair play esportivo.
"O Galo lamenta que Vasco e Corinthians tenham acionado o STJD contra a referida alteração, atitude que contraria todos as diretrizes citadas acima, bem como os princípios da ética e do fair play desportivo. A mudança no calendário em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis", disse trecho do comunicado.
O Atlético-MG também ressalta aquilo que a CBF já tinha afirmado: a mudança de datas se deu por conta do calendário da Conmebol, que segundo o clube de Minas Gerais, "têm prioridade sobre os torneios nacionais, prerrogativa prevista no Regulamento Geral de Competições e no Regulamento Específico da Copa Betano do Brasil 2024".
"O Galo acredita ser justo que, em uma etapa importante como uma semifinal de Copa Betano do Brasil, as equipes tenham a possibilidade de contar com os atletas que servem às suas respectivas seleções, inclusive a Seleção Brasileira", concluiu o clube no comunicado.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberO Atlético-MG recebe o Vasco no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira. A bola rola a partir das 19h15 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).
Confira o comunicado completo do Atlético-MG:
"Em relação à decisão da CBF de inverter a data-base das partidas de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil com os jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Clube Atlético Mineiro entende que a mudança restabelece os princípios da isonomia, da igualdade de oportunidades e do equilíbrio das disputas, previstos no Regulamento Geral de Competições da CBF.
O Galo lamenta que Vasco e Corinthians tenham acionado o STJD contra a referida alteração, atitude que contraria todos as diretrizes citadas acima, bem como os princípios da ética e do fair play desportivo. A mudança no calendário em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis.
Em seu comunicado aos clubes envolvidos, a CBF informou claramente que a alteração foi feita em virtude da definição de datas dos jogos válidos pelas competições promovidas pela Conmebol, as quais têm prioridade sobre os torneios nacionais, prerrogativa prevista no Regulamento Geral de Competições e no Regulamento Específico da Copa Betano do Brasil 2024.
O Galo acredita ser justo que, em uma etapa importante como uma semifinal de Copa Betano do Brasil, as equipes tenham a possibilidade de contar com os atletas que servem às suas respectivas seleções, inclusive a Seleção Brasileira".
Deixe seu comentário