Raphael Veiga se torna o jogador com mais gols de pênaltis pelo Palmeiras no tempo normal desde 1990
02/10/2024 07h00
O meia Raphael Veiga foi decisivo para o Palmeiras na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 23 marcou os dois gols do jogo, de pênalti. Com isso, tornou-se o jogador do Verdão que mais converteu penalidades durante o tempo regulamentar de jogo desde 1990.
Para ocupar o topo dessa lista, Veiga superou Evair, ex-atacante do Verdão, que converteu 34 cobranças. O "Matador" defendeu o clube alviverde entre os anos de 1991 e 1994, e 1999. Com 245 jogos feitos, anotou 126 gols.
Relacionadas
Raphael Veiga, por sua vez, está no Verdão desde 2019, em sua segunda passagem. O meia chegou ao clube em 2017, mas sem conseguir se firmar, logo de cara, foi emprestado ao Athletico-PR, onde permaneceu até 2018. Ao todo, Veiga tem 318 jogos e 96 gols marcados.
Desde então, o meia, que é o primeiro batedor de pênaltis do time, tem conquistado feitos importantes. Recentemente, atingiu a marca de 50 gols no Allianz Parque, em oportunidade que quebrou um jejum de 12 jogos sem marcar. A vitória sobre o time mineiro fez o atleta igualar a Zinho em ranking de meio-campistas com mais vitórias na história do Palmeiras, na sétima posição, com 184 triunfos.
Além disso, assumiu a 20ª posição do ranking de maiores artilheiros do Verdão, sendo o sexto entre os meio-campistas, com 96 tentos, e alcançou a terceira posição entre os maiores artilheiros do clube em Campeonato Brasileiro: são 41 gols marcados.
A temporada de 2024 de Raphael Veiga não tem sido a melhor desde que chegou ao clube. O atleta passou por período de oscilação e chegou a perder o posto de titular e teve uma sequência de dois jogos no banco de reservas, com Mauricio assumindo a posição no meio-campo.
Contudo, a lesão de Estêvão abriu espaço na equipe, e, improvisado aberto e pela direita, Raphael Veiga deu nova dor de cabeça para o técnico Abel Ferreira. Atuando na nova posição, Veiga foi titular nos duelos contra Vasco e Atlético-MG, e teve atuação elogiável. Inclusive, sendo decisivo neste último.