Fifa cria nova janela de transferências pensando no Mundial de Clubes de 2025

A Fifa decidiu criar uma nova janela de transferências entre os dias 1º e 10 de junho de 2025, voltada para o novo Mundial de Clubes. A competição será disputada pela primeira vez entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. O período de contratações poderá ser usufruído apenas pelas federações dos clubes que vão participar do torneio.

"As associações-membros da Fifa dos clubes que vão participar do Mundial terão a possibilidade de abrir um período de inscrição excepcional de 1º a 10 de junho de 2025 (para clubes afiliados), antes do início da competição", explica a Fifa em comunicado.

O principal motivo da criação da nova janela é para que os clubes possam se reforçar e renovar com jogadores cujos contratos terminem durante o torneio, já que o Mundial será disputado entre o final da temporada 2024/2025 e o início da temporada 2025/2026 do futebol europeu. Também haverá a possibilidade de renovação dos vínculos apenas por alguns dias, para que o atleta saia do clube ao final da competição e fique livre no mercado.

"A decisão de abrir ou não um período suplementar permanece à inteira vontade de cada associação-membro da Fifa envolvida", acrescenta a nota.

Sedes definidas e novo formato

A Fifa anunciou recentemente os 12 estádios que receberão as partidas da competição. O novo formato do Mundial de Clubes faz com que o torneio passe a ser disputado de quatro em quatro anos, com 32 equipes divididas em oito grupos de quatro. Os dois melhores de cada chave avançam para as oitavas de final.

Continua após a publicidade

Na disputa, 30 equipes já estão garantidas , sendo cinco delas da América do Sul: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Boca Juniors e River Plate. A última vaga para um clube sul-americano será destinada ao campeão da Libertadores de 2024. Caso o River vença o torneio, a vaga será repassada ao Olimpia, do Paraguai, via ranking.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.