Ex-São Paulo, Morato destaca início positivo com a camisa do Nottingham Forest
Atual 10? colocado da Premier League após sete rodadas, o Nottingham Forest aposta na força defensiva para buscar melhores posições na temporada 2023/24 do futebol inglês. Com apenas 6 gols sofridos até aqui, o time ostenta a segunda melhor defesa da liga - empatado com o Arsenal, e atrás apenas do Liverpool, que só sofreu 2 gols até agora. É um trunfo importante para o zagueiro Morato, que chegou ao clube nesta temporada.
Contratado nos dias finais da última janela de transferências junto ao Benfica por 17 milhões de euros, o brasileiro, revelado nas categorias de base do São Paulo, já disputou três jogos pelo novo clube. Dois deles contra times do chamado "Big Six", como é denominado o sexteto de clubes grandes do país.
Diante do líder isolado Liverpool, vitória por 1 a 0 fora de casa - o único tropeço do time de Mohamed Salah, que soma 6 vitórias e apenas uma derrota por enquanto. Contra o bilionário Chelsea, que investiu 240 milhões de euros na última janela, também fora de casa, o Forest empatou por 1 a 1, atuando em grande parte do tempo com um jogador a menos.
"É um início muito positivo e sem dúvidas isso se deve principalmente à nossa capacidade de nos defendermos e sairmos no contra-ataque. O jogo aqui é muito veloz e se você der campo para jogadores como Salah ou Cole Palmer pensarem e correrem, fica difícil. Temos flexibilidade tática e, a meu ver, uma estratégia inteligente e eficaz de pressionar rapidamente após perder a bola. Isso tem dado resultados", avalia o brasileiro Morato.
Campeão da Copinha 2019 pelo São Paulo, o zagueiro de 23 anos deixou o Tricolor antes mesmo de estrear profissionalmente, quando o Benfica pagou 6 milhões de euros por sua contratação. Pelo clube português, Morato atuou por cinco temporadas e fez 105 jogos. Campeão nacional em 2022/23, convocado para a Seleção Brasileira pré-olímpica e cobiçado por clubes da Itália, França e Inglaterra, o ex-são-paulino conta porque escolheu o Nottingham Forest em 2024.
"É um clube de muita história, bicampeão europeu e que me apresentou um projeto ambicioso na maior liga do mundo. Eu senti que era a hora certa de dar esse passo na minha carreira e estou muito contente com esse início aqui. Já me sinto adaptado", conta Morato, que tem como companheiros os ex-corintianos Murillo e Carlos Miguel, e o volante Danilo, ex-Palmeiras.
A apenas dois pontos da zona de classificação europeia, o Nottingham Forest volta a campo na próxima segunda-feira (21), quando recebe o 18? colocado Crystal Palace.
Deixe seu comentário