Campeão em 58 e 62, Vavá completaria 90 anos nesta terça-feira
Peça fundamental nos títulos da Copa do Mundo de 1958 e 1962 pela Seleção Brasileira, Vavá completaria 90 anos nesta terça-feira. O atacante é um dos grandes atletas da história da amarelinha, sendo o terceiro maior artilheiro em mundiais com nove gols, empatado com Jairzinho e Ademir de Menezes e atrás de Pelé (12) e Ronaldo Fenômeno (15).
Na Copa de 1958, Vavá foi um jogador muito importante, ajudando Pelé e companhia marcando dois gols na final contra a Suécia, derrotada em casa pela Seleção Brasileira por 5 a 2. Quatro anos depois, no Chile, voltou a marcar na decisão, desta vez contra a Tchecoslováquia. Diante das boas atuações em Copas do Mundo, o atacante recebeu o apelido de "Leão da Copa".
Ao todo, Vavá defendeu a Seleção Brasileira em 23 oportunidades, marcando 14 gols. O atacante foi chamado pela primeira vez em 1952 e possui outros três títulos além do bicampeonato mundial: três edições da Taça Oswaldo Cruz (1955, 1958 e 1962).
Revelado pelo Sport Recife, Vavá ainda passou por outros grandes clubes do futebol brasileiro e mundial, como Vasco da Gama, Palmeiras e Atlético de Madrid.
Infelizmente, Vavá faleceu aos 67 anos de idade no dia 19 de janeiro de 2002, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.