Bentancur, do Tottenham, é suspenso por sete jogos após comentários racistas sobre Son

Rodrigo Bentancur, do Tottenham, foi punido pela Federação Inglesa de Futebol (FA), nesta segunda-feira, por comentários racistas sobre seu companheiro de time Heung-min Son. O meia uruguaio recebeu uma suspensão de sete jogos e uma multa de aproximadamente R$ 735 mil.

"Foi alegado que o meio-campista do Tottenham Hotspur violou a Regra E3.1 da FA ao agir de maneira imprópria e/ou usar palavras abusivas e/ou insultuosas e/ou trazer descrédito ao jogo. Foi alegado ainda que isso constitui uma "violação agravada", que é definida na Regra E3.2 da FA, pois incluía uma referência - expressa ou implícita - à nacionalidade e/ou raça e/ou origem étnica", escreveu a FA em comunicado oficial.

An independent Regulatory Commission has imposed a seven-match suspension and £100,000 fine on Rodrigo Bentancur for a breach of FA Rule E3 in relation to a media interview.

Full statement: https://t.co/dr5Jw7Fwhq pic.twitter.com/yhJ2mhOPtC

? FA Spokesperson (@FAspokesperson) November 18, 2024

O incidente aconteceu no último mês de junho. Em entrevista para o programa uruguaio Por la Camiseta, Rodrigo Bentancur fez uma piada depois que o apresentador pediu uma camiseta de Son Heung-min. "Talvez eu traga uma do primo dele. Eles são todos iguais", disse.

Após repercussão negativa nas redes sociais, Bentancur se desculpou com o sul-coreano, que aceitou o pedido dias depois.

A suspensão do jogador é válida apenas para competições inglesas. Dessa forma, Bentancur vai desfalcar o Tottenham em seis rodadas do Campeonato Inglês, incluindo partidas contra Manchester City, Liverpool e Chelsea, e nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa contra o Manchester United.

Continua após a publicidade

O jogador estará disponível para os compromissos do clube inglês pela Liga Europa.

Bentancur ainda terá que comparecer a sessões educacionais presenciais que devem ser concluídas até março de 2025.