Memorial Tênis Brasileiro anuncia novos apoios, mostra acervo e homologa membros honoríficos
18/11/2024 13h57
O Memorial Tênis Brasileiro (MTB) realizou no sábado seu terceiro encontro, desta vez no salão nobre do Clube Paineiras do Morumby (CPM), em São Paulo. Durante o evento, o MTB anunciou dois novos importantes apoios e apresentou uma minimostra do seu acervo, além de homologar a lista de novos membros honoríficos, anunciados pela vice-presidente Patrícia Medrado.
Relacionadas
Todos os membros honoríficos agora vão colaborar com o Instituto e o projeto, que visa resguardar a memória e preservar a história do tênis brasileiro.
Depois da parceria já firmada com o Rio Open em agosto, o MTB selou o apoio do Sindi Clubes São Paulo, com a meta de realizar uma série de ações pelo interior paulista e na Capital (já que a instituição reúne os 1.400 clubes mais fortes do maior estado do País), entre elas exposições itinerantes do grande acervo já reunido pelo Memorial.
As muitas presenças no Paineiras
O Encontro de sábado foi aberto com saudação especial de Jaime Oncins, ídolo do tênis do Paineiras, que também foi representado por Otaviano Alves dos Santos, que completa 58 anos de atividade no clube. Estiveram presentes ainda Thomaz Koch, Paulo Cleto, Domingos Venâncio, Nelson Aerts, Mauro Menezes, Vera Cleto, Roberto Carvalhaes e Carlos Omaki, entre diversos nomes de peso do tênis nacional.
O vice-presidente do MTB, José Nilton Dalcim, fez duas explanações importantes aos convidados presentes, destacando que o regimento geral para o início de funcionamento do Hall da Fama está praticamente definido, com atuação do curador Luiz Mattar, e informou que a produção do site oficial do Instituto deverá ser lançado em março de 2025, permitindo assim consultas gratuitas ao grande acervo de dados, textos e fotos do Memorial.
Novamente com apoio da Federação Paulista, Elias também anunciou que o quarto encontro será realizado em março, no Esporte Clube Pinheiros, um dos maiores clubes poliesportivos olímpicos da América do Sul. O próprio presidente Carlos Brazolim prestigiou o evento deste sábado, ao lado do presidente do Tênis Clube Paulista, Paulo de Mauro. O Pinheiros se une ao Paulistano, Tênis Clube Paulista e Paineiras do Morumby.
"A diretoria do MTB tem trabalhado firme na consolidação dos vários segmentos que o Memorial aborda, desde questões técnicas e regimentais, como também de conteúdo e de projetos esportivos e sociais, que incluem exposições e mostras. Há um longo trabalho pela frente e estamos muito satisfeitos com o apoio que recebemos de todos os lados, incluindo é claro os principais tenistas da história do tênis brasileiro", afirmou Walmor.
Houve uma singela homenagem para a nova madrinha do MTB, a tricampeã brasileira adulta (1959/60/61), Lucy de Medeiros Maia, que tem uma quadra em sua homenagem no Fluminense. A bisavó Lucy Maia fez nove cirurgias nas pernas e no joelho e continua bem lúcida e ativa, acompanhando o Memorial. No encontro do Paineiras, ela foi representada pela sua filha, Marga Nolasco Maia. "Um orgulho para o MTB ter Lucy Maia entre os mais de 350 apoiadores do MTB", disse Walmor.