Rebeca Andrade marca presença em evento e motiva jovens nos Jogos da Juventude
Nesta segunda-feira, a atleta Rebeca Andrade passou o dia no Centro de Convenções de João Pessoa (PB) e compartilhou algumas de suas experiências com centenas de jovens atletas que disputam os Jogos da Juventude de 2024. A ginasta conheceu as atividades promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os mais de quatro mil jovens que participam do maior evento esportivo nacional desta categoria, em 18 modalidades diferentes.
"É uma honra estar aqui. Eu entendo a importância de ser uma referência. A Daiane dos Santos foi muito isso para mim. Então eu olhava para ela e pensava "Nossa, tomara que eu consiga chegar nesse lugar". Hoje eu sinto que sou uma referência para esses jovens também", disse Rebeca. "Acho importante nos Jogos da Juventude a obrigatoriedade de os atletas estarem na escola. Essa união de esporte e estudo é muito importante", completou a ginasta.
Em João Pessoa, a campeã olímpica assistiu ao treino da ginástica artística; experimentou o Centro de Avaliação e Monitoramento, que avalia testes de aptidão nos atletas, e se arriscou no tiro com arco e na escalada. Rebeca Andrade também participou de um bate papo com os atletas no palco principal do evento
"No meu início, o mais difícil foi a questão financeira para coisas fundamentais como transporte para ir ao ginásio, essas coisas. De resto eu tinha tudo, o amor da minha família, o apoio deles, pessoas que acreditavam em mim, que me incentivaram. Graças a Deus eu tive pessoas incríveis no meu caminho que se disponibilizaram em me levar para o ginásio. Saí de casa muito cedo, o que também não é fácil, mas eu sempre tive muito apoio das pessoas que acreditaram em mim antes mesmo de eu ser a Rebeca Andrade.", pontuou a atleta.
Uma das crianças que cruzou o caminho de Rebeca em João Pessoa foi a ginasta do Distrito Federal Maria Sofia Alberto, que conseguiu conversar e tirar fotos com a campeã olímpica. A garota de 13 anos começou na ginástica aos seis. Em 2024, consagrou-se vice-campeã brasileira no salto sobre a mesa no Campeonato Brasileiro juvenil.
"Eu fiquei muito feliz que consegui falar com a Rebeca. Foi uma surpresa incrível. Ela é muito cheirosa e gentil. Ela me inspira bastante. Ela é uma pessoa muito resiliente por tudo o que ela passou e ainda conseguiu ser uma campeã olímpica. Eu estou muito, muito, muito feliz", disse Maria Sofia.
"O meu recado principal para a Maria Sofia e para todos eles é - acreditem! O esporte é muito difícil, mas ele ensina muitas coisas também. Não só para vida esportiva, mas fora do esporte também. A gente aprende a respeitar, a crescer, a ter responsabilidade, a buscar as nossas coisas. Acreditem que tudo vai valer a pena", finalizou Rebeca Andrade.
Rebeca conquistou a medalha de prata no salto em Tóquio 2020 e foi prata no individual geral naquela edição. Em Paris 2024, ganhou mais quatro medalhas, chegando a seis na carreira, um recorde para o país. Venceu no solo, quando recebeu uma homenagem histórica de Simone Biles, foi prata no salto e no individual geral, e ajudou o Brasil a ganhar uma inédita medalha por equipes, um bronze.
Hoje é segunda-feira ? / lembrei que essa semana tem feriado. ??
? Gaspar Nóbrega/COB#TimeBrasil pic.twitter.com/CdsxeHNSim
? Time Brasil (@timebrasil) November 18, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.