Max Verstappen pode ser tetracampeão da Fórmula 1 em Las Vegas; veja os cenários

O holandês Max Verstappen está perto de vencer o campeonato de Fórmula 1 pela quarta vez seguida. Após a vitória no GP do Brasil no início do mês, o piloto de 27 anos ficou ainda mais perto de seu tetra, dependendo apenas de si para vencer a competição em 2024.

Para ser campeão neste fim de semana em Las Vegas, Verstappen precisa de uma combinação de resultados envolvendo Lando Norris, da McLaren, vice-líder do campeonato. O holandês tem 393 pontos contra 331 do britânico, ou seja, 62 pontos separam os pilotos.

Após o GP de Las Vegas, haverá mais duas corridas até o fim do ano e apenas 62 pontos em disputa. Assim, a reportagem explica os possíveis cenários para que Verstappen conquiste o tetracampeonato neste domingo.

A corrida do GP de Las Vegas acontece na madrugada deste domingo, a partir das 3h (de Brasília).

Vitória de Verstappen

Para não depender da posição de Lando Norris na corrida, basta Verstappen vencer o GP de Las Vegas neste domingo que assegura o título.

Na Fórmula 1, o vencedor de uma corrida recebe 25 pontos, enquanto o segundo colocado ganha 18. Assim, mesmo que Norris terminasse na vice-liderança, a diferença de sete pontos entre os dois impossibilitaria uma reação do piloto da McLaren no campeonato, já que teria que tirar 69 pontos de vantagem com apenas 60 em disputa a partir do GP de Abu Dhabi.

Verstappen no top 4, à frente de Norris

Caso não vença o GP de Las Vegas, Verstappen dependeria da posição de Lando Norris para levar o troféu. Se o britânico sair dos EUA com uma diferença abaixo de 59 pontos, se mantém na briga pelo título.

Continua após a publicidade

No top 4, a diferença de pontuação entre as colocações é superior a três pontos, vantagem que assegura o campeonato a Verstappen. Assim, se o holandês terminar a corrida em segundo, precisa que Norris termine em terceiro. Caso fique em terceiro, o piloto da McLaren teria que encerrar em quarto.

Possível volta mais rápida de Norris

Se não terminar no Top 4, Verstappen não precisaria ficar na frente de Norris, desde que o britânico não conquiste a volta mais rápida da corrida, que lhe garante um ponto extra.

Este ponto extra diminui a diferença de pontuação entre as posições do Top 5 ao Top 10, o que pode permitir ao britânico sair de Las Vegas com chances. Se Norris conseguir a volta mais rápida, com Verstappen no Top 5, ele teria que terminar no mínimo uma colocação abaixo do holandês para que a disputa entre ambos termine.

Por exemplo: Se Verstappen terminar em quinto, Norris poderia chegar em quarto. Porém, se o piloto da McLaren conseguir o ponto da volta mais rápida, teria que encerrar no máximo na sexta colocação.

Ambos não pontuam

Por fim, mesmo sendo um cenário difícil, caso ambos não cheguem no Top 10 e assim não pontuem, o título é assegurado pelo holandês neste domingo.

Continua após a publicidade

Assim, a diferença entre Verstappen e Norris na classificação continuaria em 62 pontos, enquanto haveriam apenas 60 em disputa após o GP de Las Vegas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.