Camilinha celebra retorno à Seleção Brasileira
25/11/2024 10h31
Após quatro anos afastada da Seleção Brasileira, a meio-campista Camilinha está de volta ao time principal. A jogadora foi convocada pelo técnico Arthur Elias para disputar dois amistosos contra a Austrália, marcados para os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. Atualmente no São Paulo, a atleta possui passagens por clubes como Orlando Pride e Palmeiras e retorna à equipe nacional em um momento de preparação para a Copa América de 2025.
O reencontro com a Austrália tem um significado especial para a jogadora. Em 2019, Camilinha jogou no país após ser emprestada pelo Orlando Pride ao Canberra United. Na ocasião, buscava continuidade no futebol e recuperação física após uma lesão sofrida em 2017.
Relacionadas
"Eu vim para cá porque tive uma lesão em 2017 e estava na transição para voltar em 2018. Não poderia ficar parada até o começo da temporada nos Estados Unidos, então achei que seria o melhor caminho jogar na liga australiana, que começa quando termina a liga americana", explicou a atleta.
Durante duas temporadas no Canberra United, Camilinha destacou a intensidade do futebol australiano.
"É um futebol muito físico e veloz, mais ou menos como o futebol americano. Os clubes aqui são muito nivelados, então a competição é muito forte. A cada ano, mais meninas talentosas surgem, o que torna o nível ainda mais competitivo. Isso é algo que precisamos observar com cuidado, pois o futebol aqui é muito dinâmico."
Camilinha iniciou sua trajetória na Seleção em 2013, com convocações para a equipe Sub-20, e foi rapidamente promovida à equipe principal, participando dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e da Copa do Mundo de 2019, na França. Após esse período, ficou quatro anos sem ser chamada. Para ela, a nova convocação tem um peso especial.
"Foi um momento muito importante para mim. Eu saí da Sub-20 e, rapidamente, fui chamada para a principal. Depois de quatro anos sem ser convocada, estar de volta agora tem um significado muito especial. Não é só para mim, mas para minha família também. Eu sinto como se minha convocação de 2013 estivesse se repetindo", afirmou a jogadora.
Com a medalha de prata conquistada na Olimpíada de Paris e em meio a um processo de renovação, o técnico Arthur Elias tem aproveitado a última data FIFA do ano para observar jogadoras com foco na Copa América de 2025. Camilinha encara o momento como uma oportunidade de consolidar sua posição na equipe.
"Estamos em um momento pós-olímpico, onde o treinador Arthur está dando oportunidades para novas atletas e pensando na Copa América. Precisamos levar isso muito a sério. Para mim, é uma chance de dar o meu melhor e ajudar a Seleção a buscar vitórias", disse.
Os amistosos contra a Austrália serão realizados em solo australiano e marcam o encerramento do calendário da Seleção Brasileira feminina em 2024.