Corinthians entra com ação cautelar, obtém liminar e suspende bloqueios por 60 dias

O Corinthians anunciou nesta segunda-feira que conseguiu a conquista de uma liminar favorável da Justiça para o pedido de ação cautelar que visa reorganizar as dívidas do clube. Com isso, as contas bancárias do Timão serão blindadas por 60 dias.

O trabalho foi desenvolvido pela Comissão criada pelo Conselho Deliberativo, composta por Fernando Perino, Felipe Ezabella, Herói Vicente, Leonardo Pantaleão, Marcelo Mandel, Julio Mandel e José Luiz Camargo Júnior, junto ao departamento jurídico do clube, liderado por Vinicius Cascone, e não teve nenhum custo ao Corinthians. O consultor Fred Luz tentou organizar a ação meses atrás com a contratação de um escritório do Rio de Janeiro, mas o Conselho optou pelo desenvolvimento de um grupo de advogados, o que evitou uma despesa elevada com a demanda.

O objetivo da ação é blindar as contas bancárias do clube. A aceitação da Justiça acarreta na suspensão das execuções de cobrança e de bloqueios de receita por 60 dias. O Corinthians utilizará o período para negociar com seus credores as dívidas do âmbito civil e trabalhista que têm vencimento em curto prazo, ou seja, que devem ser honradas em até, aproximadamente, quatro meses, e que hoje, somadas, representam cerca de R$ 200 milhões. Há, no processo, uma citação de pagamento a ser feito à Rede Social Media LTDA, empresa de Alex Cassundé, pivô do caso VaideBet.

De acordo com despacho do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Corinthians se comprometeu a apresentar o plano de pagamento dentro do prazo de 60 dias. Caso contrário, as execuções de cobrança serão retomadas, e o clube terá que arcar com novas medidas constritivas.

A Justiça ainda determinou o escritório Laspro Consultores LTDA como administrador judicial do processo. O grupo terá como principal função garantir a transparência e eficácia do processo.

Após o período de 60 dias e de todas as negociações feitas nele, o Corinthians deverá fazer um aditamento indicando o rumo que pretende tomar. Isso pode implicar em uma tentativa de Recuperação Judicial, ou de uma Recuperação Extrajudicial. Entretanto, não está descartado, também, a retomada das atividades normais.

Veja a nota oficial do Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista informa que obteve na data de hoje (02) uma medida liminar junto ao Poder Judiciário do Estado de São Paulo, que suspende as execuções e os bloqueios judiciais, pelo prazo de 60 dias.

A medida visa organizar o fluxo e a ordem de pagamentos dos credores, justamente para que todos possam receber, sem que ocorram bloqueios sucessivos nas contas bancárias do Clube.

Continua após a publicidade

Em até 60 dias deverá ser apresentado um plano de pagamentos, contemplando todos os credores.

O Corinthians reafirma o seu compromisso com o pagamento de todos os credores, bem como com a sua reorganização jurídico/financeira/administrativa, inclusive reorganizando o seu orçamento e o controle de gastos.

Na iniciativa o Clube conta com a atuação da Mubarak Advogados e Mandel Advocacia, bem como o apoio de Advogados membros do Conselho Deliberativo, das Diretorias de Negócios Jurídicos e Financeira, do Presidente da Diretoria e do Presidente do Conselho Deliberativo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.