Retrospectiva: após erros e risco de rebaixamento, Corinthians se recupera e termina 2024 em alta

O 2024 do Corinthians foi um acontecimento. Desde janeiro, na posse de Augusto Melo, até dezembro, é possível listar uma série de episódios que marcaram a temporada do Alvinegro. Fato é que um ano que tinha tudo para ser desastroso terminou com boas perspectivas para 2025.

Início confuso

A equipe iniciou a temporada com Mano Menezes no comando técnico e uma intensa reformulação de elenco. A diretoria optou por não renovar com jogadores veteranos e que não vinham sendo tão aproveitados. O problema foi que, a medida que vários jogadores saíram, poucos chegaram, pelo menos tendo em vista as primeiras rodadas do Paulista.

Resultado: o Corinthians perdeu cinco das seis primeiras rodadas do Paulista e Mano Menezes foi demitido. António Oliveira assumiu a equipe e Rodrigo Garro ficou apto para jogar após imbróglio com o Talleres, mas não houve tempo o suficiente para o time se recuperar e classificar para o mata-mata do Estadual.

Péssimo começo de Brasileiro

Se António Oliveira conseguiu dar uma boa primeira resposta, o treinador deixou a desejar no Campeonato Brasileiro. O Timão venceu apenas um dos primeiros 12 jogos do Brasileirão e o treinador português não resistiu à derrota para o Palmeiras no Allianz Parque, no primeiro turno. O Corinthians se colovaca como sério candidato ao rebaixamento.

Continua após a publicidade

? Corinthians (@Corinthians) December 29, 2024

Chegada de Ramón e mais reforços

A diretoria viu que precisaria fazer drásticas mudanças no elenco para salvar a temporada do time. Assim, o técnico Ramón Díaz foi contratado e o time novamente passou por uma reformulação.

Em um primeiro momento, o Corinthians oscilou em resultados, mas melhorou seu desempenho com a nova comissão técnica. Atletas como André Ramalho, Hugo Souza, Alex Santana, Charles e Talles Magno chegaram e logo ganharam espaço.

Efeito Memphis

Ainda lutando para não cair, o Corinthians ousou e contratou o atacante holandês Memphis Depay. O atleta impactou o clube dentro e fora de campo, e foi o principal responsável pela arrancada do Timão na liga nacional. A equipe não só escapou da zona de rebaixamento, como garantiu uma vaga na próxima Copa Libertadores.

Continua após a publicidade

Ao lado de Memphis, vários atletas ganharam protagonismo, como Yuri Alberto, André Carrillo, Rodrigo Garro e Breno Bidon. A equipe foi eliminada na semifinal da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, Ramón Díaz chegou a ficar ameaçado, mas os jogadores deram conta do recado e apresentaram um impressionante desempenho nos últimos compromissos do ano.

Polêmicas extracampo e risco de impeachment

Se dentro de campo o ano do Corinthians foi movimentado, o mesmo vale para a parte política. Augusto Melo começou o ano muito apoiado, mas perdeu suporte no Parque São Jorge após polêmicas de sua gestão, como o acordo firmado com a casa de aposta VaideBet e com empresas de segurança que operavam de forma clandestina.

O Conselho Deliberativo organizou uma reunião para votar o impeachment do presidente, mas a mesma foi cancelada por conta de uma ordem judicial. O encontro deve ser remarcado para a primeira quinzena de janeiro.

Resultados do Corinthians em 2024:

Campeonato Paulista: eliminado na primeira fase

Continua após a publicidade

Copa do Brasil: semifinal

Copa Sul-Americana: semifnial

Campeonato Brasileiro: 7ª posição

Maior artilheiro: Yuri Alberto (31 gols)

Maior garçom: Rodrigo Garro (15 assistências)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.