Topo

Torcida persegue atacante francês e mancha empate entre Marselha e Lyon

Policiais se protegem enquanto torcedores arremessam objetos ao gramado - Philippe Laurenson/Reuters
Policiais se protegem enquanto torcedores arremessam objetos ao gramado Imagem: Philippe Laurenson/Reuters

20/09/2015 20h07

Neste domingo, Olympique de Marselha e Lyon empataram em 1 a 1 pela sexta rodada do Campeonato Francês. No entanto, o resultado e o desempenho em campo ficaram em segundo plano no Velódrome, palco do jogo. O clássico foi manchado pela perseguição da torcida do Olympique de Marselha ao meia Mathieu Valbuena, ex-jogador do clube.

Ídolo do Olympique de Marselha, Valbuena defendeu o clube entre 2006 e 2014. Quando acertou sua saída para o Dínamo Moscou, os franceses aposentaram a camisa número 28, utilizada por ele. Porém, após uma breve passagem pela Rússia, Valbuena acertou sua volta à França, para o grande rival Lyon. A torcida do Marselha não aceitou a traição.

Já antes da partida, nos arredores do Velódrome, os torcedores já protestavam e mostravam que o clima na volta de Valbuena à cidade iria ser hostil. Um grupo de torcedores queimou uma camisa com o nome de Valbuena e o número 28. 

Dentro do estádio, faixas e bandeiras chamavam o meio-campista de "traidor". Durante a partida, um boneco gigante de Valbuena foi enforcado em uma das arquibancadas atrás do gol.

Com a bola rolando, o Lyon ignorou a pressão da torcida adversária e abriu o placar com Lacazzette, aos 25 minutos em cobrança de pênalti. O time do Olympique, por sua vez, não ignorou o clima do estádio. Alessandrini deu entrada violenta em Valbuena e acabou expulso, aos 44 minutos.

Torcida do Olympique de Marselha enforcou boneco gigante de Valbuena. Na etapa final, quando o Lyon atacou no campo onde estava os torcedores mais exaltados do adversário, a partida teve que ser paralisada. Copos, moedas, garrafas foram atiradas ao campo e árbitro resolveu parar o jogo. E foi assim por 18 minutos. Quando a bola voltou a rolar, Rekik, de cabeça, deu números finais ao clássico tenso.

Com o resultado, o Lyon foi a nove pontos e é o sétimo colocado. O Marselha, com sete, é o 12º. Na próxima rodada, a sétima do Campeonato Francês, o Olympique de Marseille enfrentará o Toulouse fora de casa, no Estádio Municipal de Toulouse.Já o Lyon, no Estádio Gerland, recebe o Bastia. As duas partidas serão na próxima quarta-feira, dia 23.