Rio 2016 tem primeiro atleta a perder medalha por doping
As Olimpíadas do Rio 2016 registraram, nesta quinta (18), o primeiro caso de atleta a perder sua medalha por doping. Izzat Artykov, do Quirguistão, terá sua medalha de bronze, conquistada no levantamento de peso, retirada pela organização dos Jogos. O competidor foi pego por uso - veja só! - de estricnina.
A substância é popularmente conhecida como um potente veneno, muito usado como pesticida, sobretudo, no combate a ratos. Em seres humanos, a estricnina, além de morte por envenenamento, pode causar convulsões e asfixia quando ingerida em doses superiores a 30 miligramas. No entanto, quando ingerida em menores quantidades, como o caso do quirguistanês, a estricnina pode servir como estimulante.
Artykov havia conquistado a única medalha do Quirguistão nos Jogos até aqui, após levantar 339 kg. Quarto colocado no levantamento de peso, categoria até 69 kg, o colombiano Luis Javier Mosquera Lozano, que levantou apenas um quilo a menos que o rival, vai herdar a medalha de bronze da competição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.