Topo

Perto de aniversário, Ceni estreia como principal arma do São Paulo

Rubens Chiri/São Paulo
Imagem: Rubens Chiri/São Paulo

19/01/2017 06h50

Às vésperas de completar 44 anos (faz aniversário dia 22 de janeiro, no próximo domingo), Rogério Ceni inicia nesta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília), na cidade de St. Petersburgh, nos Estados Unidos, sua trajetória como treinador do São Paulo. O duelo contra o River Plate (ARG), pela Florida Cup, marcará a estreia do ídolo no comando, mas ela já vem carregada de responsabilidade. Com investimentos modernos, o Tricolor tem no trabalho de Ceni sua principal arma para a temporada 2017.

Até o momento, a diretoria anunciou quatro contratações para a temporada 2017: o goleiro Sidão, o volante Cícero, e os atacantes Neilton e Wellington Nem. Os três primeiros vieram com o aval do treinador, enquanto o último já estava contratado quando Ceni foi anunciado. O ex-goleiro tem dito que o elenco foi montado com R$ 300 mil, valor desembolsado para adquirir Sidão.

A atuação no mercado atendeu parcialmente aos anseios de Ceni, que ainda esperava um volante alto e um centroavante. No entanto, o treinador não tem reclamado e prefere destacar o potencial do grupo que tem em mãos. Ao mesmo tempo, o início do trabalho do ídolo deixou a diretoria e outros profissionais do clube esperançosos de bons resultados.

Ceni tem impressionado pela já conhecida dedicação ao trabalho, pela atualidade das ideias implantadas, e pela condução do trabalho em grupo. A atuação tem se refletido em elogios pomposos dos jogadores, que, um a um, se rendem ao novo comandante, mesmo que ele não tenha sequer estreado.

Pela confiança da diretoria e a empolgação dos atletas é possível dizer que Ceni foi o principal reforço do São Paulo para a temporada. Ele tem dado espaço para os garotos da base e ganhado moral com os profissionais de Cotia, como o técnico do sub-20 André Jardine. Por isso, sua estreia nesta quinta é cercada de expectativa.

No primeiro duelo, Ceni deve optar pelo esquema que vem utilizando com mais frequência nos treinos nos Estados Unidos e pelo qual já externou entusiasmo: o 3-4-3, famoso nas mãos de técnico como o argentino Jorge Sampaoli, uma de suas inspirações. Uma provável formação para a estreia é: Sidão (Denis), Maicon, Rodrigo Caio e Breno; Bruno, Araruna, Thiago Mendes e Buffarini; Wellington Nem (Luiz Araújo), Chavez e Neilton.

Rogério Ceni assinou contrato de duas temporadas para ser treinador do São Paulo. Formado no clube, ele passou 25 anos atuando no clube e disputou 1.237 jogos, marcando 131 gols. Agora, inicia uma nova história como atração principal.