Grêmio aposta em elenco campeão para levar título do Brasileiro
Depois da reconquista do Gauchão, após oito anos de hiato, o Grêmio começa a traçar o planejamento para as competições restantes. Na temporada, o clube do Rio Grande do Sul terá como desafio a Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileirão.
À frente da equipe tricolor desde setembro de 2016, Renato Portaluppi já tem o trabalho consolidado: conquistou o título da Copa do Brasil, da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Gaúcho. Apesar da saída de alguns titulares campeões da América em 2017, como Edílson, Lucas Barrios e Fernandinho, o time do Grêmio continua competitivo.
Um dos fatores para o sucesso do Tricolor é certamente o entrosamento do elenco. O contrato dos atletas é, na maior parte das vezes, longo e a base é mantida de uma temporada para a outra. A continuidade do trabalho dá qualificação ao time. Apesar disso, cabe ressaltar que o rendimento da equipe não tem sido como o esperado.
Dos 17 jogos disputados no Campeonato Gaúcho deste ano, o Grêmio venceu oito partidas, empatou dois confrontos e foi derrotado seis vezes. Isso equivale a um aproveitamento de 56,87% no Estadual. Contando também os dois empates na Recopa Sul-Americana, contra o Independiente, e também os dois duelos da Libertadores de 2018, contra o Defensor-URU e o Monagas-VEN, o Tricolor teve um aproveitamento de aproximadamente 55,5%.
O que fez em 2018
Aproveitamento: 55,5% (10V, 5E e 6D)
Gauchão: campeão
Libertadores: 4 pontos (vice-líder do Grupo 1)
Copa do Brasil: entra nas oitavas de final
Opinião
Em contato com o Lance!, o apresentador do programa Os Donos da Bola, da Band RS, Filipe Duarte, destacou que a permanência de Renato Portaluppi no comando do time gaúcho é um dos sinais de que o Grêmio chega com força na disputa do Campeonato Brasileiro. O jornalista também ponderou que a vantagem do Grêmio, em relação a outras equipes adversárias, é a preservação dos jogadores que vem atuando no clube desde a Libertadores de 2017.
"Prova da convicção pelo título nacional está na negativa dada pelo técnico Renato Portaluppi a uma proposta milionária do Flamengo. Há quase 2 anos no cargo, o treinador e maior ídolo da história do clube, conta com a confiança do vestiário e de seus líderes: o goleiro Marcelo Grohe, o zagueiro Geromel e o capitão Maicon.
O Grêmio tem como grande trunfo a manutenção da base de equipe campeã da América, o que possibilita que a posse de bola e a troca de passes (marcas do time em 2017) continuem por mais uma temporada. Além disso, o jovem volante Arthur, fiador desse modelo de jogo ao lado do meia-atacante Luan, permanecerá até dezembro, mesmo já vendido ao Barcelona.
A interrogação fica por conta das reposições a Edilson e Barrios, que deixaram o clube em dezembro. Na lateral direita, o veterano Léo Moura já deu amostras de que pode não ter gás para aguentar 90 minutos. Já no ataque, o folclórico Jael foi a grande surpresa do primeiro semestre. Mas vale considerar a fragilidade dos adversários enfrentados no Estadual. Concorrem contra ele, os centroavantes Hernane Brocador e André (que sequer estreou)."
Felipe Duarte, apresentador do programa Os Donos da Bola, da Band RS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.