Topo

Parceira de PSG e Juventus, empresa quer lançar 'criptorcedores' no Brasil

25/03/2019 17h15

Primeira plataforma de engajamento de torcedores baseada inteiramente em tecnologia blockchain, como as usadas em criptomoedas e tokens, a Socios.com acaba de desembarcar e iniciar operações na América Latina.

No projeto, os fãs poderão comprar tokens utilizando a moeda digital $CHZ. Em troca, recebem prêmios, recompensas e vantagens dos mais diferentes tipos, que podem incluir até votação em assuntos específicos de seu clube. Além disso, o detentor dos tokens poderá comprar, vender ou trocar o produto em uma loja virtual (marketplace) do aplicativo da ferramenta.

Na prática, funciona similar a uma Bolsa de Valores dos torcedores, em que os clubes determinam o volume de tokens que será lançado ao mercado. Dependendo do interesse e das recompensas, os tokens podem valorizar ou desvalorizar, como uma moeda digital.

- A quantidade de tokens e o preço inicial são definidos junto com o clube após um estudo. É uma nova fonte de receita para os clubes e sem custo - explica o argentino Marcelo Santurio, executivo de Desenvolvimento de Negócios da Sócios.com.

- Nesse projeto, os clubes podem monetizar sua base de fãs e torcedores, sobretudo fora do local de atuação, gerando receita e marketing - explica ele, que é responsável pelas parcerias comerciais com clubes no continente.

- Com os tokens, um clube popular brasileiro ou argentino, por exemplo, pode engajar seus torcedores espalhados pelo mundo. Além disso, os clube também podem ficar com parte dos tokens para gerar promoções e valorizar o produto.

Segundo Santurio, a moeda possui segurança total devido à tecnologia e ao fato de a empresa ter sede em Malta, país com um marco jurídico avançado nesse tipo de assunto. Para ele, outro grande benefício pode ser a chance de o torcedor participar mais ativamente da vida do clube.

- Os clubes podem promover pesquisas ou ações direcionadas aos donos de tokens, que teriam direito de participar de votações de determinados assuntos. É bom para os dois lados, clube e torcedor. O primeiro monetiza e abre um canal de comunicação para ouvir seus fieis torcedores e o segundo passa a participar concretamente da vida do clube. É um engajamento com grau de segurança muito maior.

No ano passado, o Socios.com anunciou parcerias com dois dos maiores clubes do mundo: a atual campeã italiana Juventus, onde joga Cristiano Ronaldo e o brasileiro Douglas Costa, e o atual campeão francês Paris Saint Germain, clube de Neymar e Kilian Mbappé. Mais equipes serão anunciadas antes do lançamento da plataforma no segundo trimestre de 2019 e Santurio já está em contato com clubes brasileiros.

- Nosso foco inicial na América Latina é Brasil, Argentina e México. A receptividade dos clubes brasileiros tem sido ótima - diz ele.