Corinthians volta ao Pacaembu por vaga à final e defesa do recorde de 96
O Corinthians volta ao Pacaembu nesta segunda-feira, para defender a boa vantagem conquistada no jogo de ida da semifinal contra o Santos, e carimbar a vaga à decisão do Campeonato Paulista. Longe do estádio desde outubro do ano passado, quando perdeu por 1 a 0 para o rival no Brasileirão, tem um recorde de 1996 para defender: desde então, nunca perdeu para o Peixe em um jogo de estadual no estádio.
Na história do Paulistão, Corinthians e Santos se enfrentaram por 48 vezes no Pacaembu. São 18 vitórias do Timão, 17 empates e 13 derrotas para o rival desta segunda-feira. A última delas em 21 de abril de 1996, quando mais de 25 mil pagantes assistiram aos gols de Giovanni, duas vezes, e Macedo. Marcelinho, de falta, e Edmundo descontaram para o Timão.
De 1996 para cá, foram disputados outro sete jogos entre os alvinegros no Pacaembu, pelo estadual: 2018, 2013, 2011 (duas vezes), 2009 (duas vezes) e 2001. Em 18 de março de 2001, Marcelinho, Luizão, Ewerthon (duas vezes) e Ricardinho anotaram na goleada por 5 a 0, ainda na primeira fase.
O jogo mais relevante, porém, aconteceu em 3 de maio de 2009, quando os dois times empataram em 1 a 1 no tempo normal e o Corinthians sagrou-se campeão paulista diante do rival. Na ida, na Vila Belmiro, o Timão de Ronaldo e Dentinho já havia ganhado por 3 a 1.
Em 2011 e 2013, outros dois jogos de final. Na primeira, um 0 a 0 no Pacaembu encaminhou o título do Santos no jogo seguinte, disputado na Vila Belmiro. Em 2013, a vitória por 2 a 1 com gols de Paulinho e Paulo André começaram a costurar o título do Corinthians na Vila, no jogo seguinte.
No geral, destes sete jogos dos últimos 23 anos, foram três empates e quatro vitórias do Corinthians, com direito a goleada e título conquistado diante do rival. Nesta segunda-feira, porém, o Timão enfrentará não só os 11 titulares do Peixe, mas todo o estádio torcendo contra - o clássico será disputado com torcida úncia do Santos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.