Topo

Coronavírus: Associação Mundial de Jogadores apoia suspensão de torneios

Torcedores usam máscaras de proteção em partida entre Real Madrid e Manchester City, pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, em Madri  - Susana Vera/Reuters
Torcedores usam máscaras de proteção em partida entre Real Madrid e Manchester City, pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, em Madri Imagem: Susana Vera/Reuters

11/03/2020 10h02

A Associação Mundial de Futebolistas, a FIFPro, lançou um comunicado em que pede que os clubes e seus donos ouçam as recomendações governamentais e coloquem as pessoas e suas saúdes em primeiro lugar.

A nota diz que os pedidos dos atletas para cancelamentos de treinos ou competições deveria ser escutado e também citou que jogar com portões fechados não é a solução, pois iria causar prejuízo financeiro aos clubes pequenos e médios.

Segundo a organização, os jogadores devem se unir às suas associações locais e reivindicar a pausa no mundo do futebol por algum período de tempo, pois as viagens, treinamentos e jogos expõem todo o clube à contaminação por coronavírus.

A nota diz apoiar atletas e instituições, como a Associação de Jogadores da Espanha e Itália, que já pediram a suspensão e o adiamento de atividades de futebol nos seus países.

Eles também lembram que o fluxo de receitas e o fluxo de caixa de muitos clubes ficam prejudicados com partidas sem público ou com os cancelamentos que estão sendo feitos.

A instituição pede que a indústria do futebol olhe para os clubes menores e se solidarizem com as equipes com medidas extraordinárias, como uma possível assistência financeira.