Topo

La Mano de Dios: Maradona lembra gol que marcou contra a Inglaterra

Com a mão, Maradona engana árbitro e abre o caminho para a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 - Arquivo/Folha Imagem
Com a mão, Maradona engana árbitro e abre o caminho para a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 Imagem: Arquivo/Folha Imagem

17/04/2020 17h37

Maior jogador da história do futebol argentino, Diego Maradona foi o melhor jogador da Albiceleste na Copa do Mundo de 1986 e eleito craque do Mundial, vencida pela própria argentina. Dos cinco gols marcos pelo camisa 10 no torneio, dois foram contra a Inglaterra, nas quartas de final.

Em entrevista ao "AFA Play", plataforma on demand da seleção argentina, Maradona falou sobre o gol que abriu o placar contra os ingleses. O gol que ficou conhecido com "La Mano de Dios" (a mão de Deus, em tradução livre) foi o primeiro do jogo, marcado aos cinco minutos do segundo tempo.

O atual treinador do Gimnasia y Esgrima contou que anteviu o lance, pois naquela época não existia a regra da bola recuada para o goleiro. Após passe do defensor inglês Sansom, Maradona aproveitou e marcou o gol.

"Todos os jogadores da defesa eram grandes. Sansom, por exemplo, que me deu o passe, queria jogar a bola para trás, porque naquele tempo existia recuar e seguir. Então quando eu vi que a bola subia, subia, subia, pensei que não alcançaria nunca. Torcia para ela cair e minha ideia foi meter a mão e a cabeça", disse o argentino.

Após o lance, ele lembrou que o goleiro da Inglaterra, Peter Shilton, não entendeu nada e não sabia onde estava a bola. Companheiro de Maradona, Sergio 'Checho' Batista perguntou se o jogador havia marcado o gol com a mão.

"Cala a boca, idiota. Me abraça. Cala a boca e me abraça", disse o camisa 10.