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Executivo do Facebook cita desafios ao transmitir jogos e promete evolução

Bola de futebol com um selo relacionado ao botão "Like" do Facebook - Getty Images
Bola de futebol com um selo relacionado ao botão "Like" do Facebook Imagem: Getty Images

26/08/2020 08h15

A evolução na qualidade da transmissão pelas redes sociais tem exigido um trabalho meticuloso nos últimos anos. Em webinar promovida na ontem pela Academia LANCE!, o head do Facebook e do Instagram no Brasil, Pitty Rodríguez, detalhou como tem sido o trabalho para evitar que as ferramentas lidem com empecilhos causados pelas limitações virtuais.

No ano anterior, a goleada do Flamengo sobre o San José (BOL) por 6 a 1, pela Copa Libertadores, teve 1 milhão de visualizações simultâneas mas gerou críticas por problemas na transmissão.

"Parte do objetivo ao fazermos este investimento em direito de transmissão era gerar um investimento interno. Precisávamos saber como usaríamos este conteúdo, de forma que fossem acelerados internamente. Tivemos de aprender muito, de forma rápida. Não foi nem um pouco suave", afirmou.

Durante o webinar, que foi transmitido pelo canal de YouTube do LANCE!, Rodriguez fez um paralelo com a transmissão da decisão da Liga dos Campeões, na qual o Bayern de Munique derrotou o PSG.

"Fomos melhorando com essa experiência. Percebemos uma evolução de transmissão do ano passado para a final do domingo. Como o sinal ficou mais estável, foi mais alta a qualidade, foi mais fácil comprar... Isto é fruto de um trabalho", disse.

O executivo fez um panorama de como é o desafio tecnológico no Brasil.

"O Facebook tem 143 milhões de usuários no total, e 140 milhões acessam por meio do celular. O grande consumo é neste conteúdo é no mobile, depente do 4G, das estruturas de Internet móvel. Por isto, quando se tem um Gre-Nal, que é um clássico que é de uma região específica mas rende um grande interesse nacional, lidamos com muitos desafios", e elencou:

"São mais de 2 milhões de pessoas assistindo a esta transmissão. Há um potencial colapso de toda a rede. Por isto, temos dentro do Facebook um time de parcerias de telecomunicações, trabalhamos muito próximos de operadoras, desenvolvendo formas para que as pessoas possam ter acesso de maneira barata ou eventualmente até gratuita ao Facebook e ao Instagram. Queremos uma democratização de fato. Afinal, não adianta oferecer uma transmissão gratuita se onerar os dados", completou.

Aos seus olhos, o Brasil tem muito ainda a progredir nesta área.

"Além do sinal 5G, há tecnologias que futuramente vão ter grande qualidade. Sem dúvida, haverá uma constante evolução de transmissão", disse.

O evento teve também as participações de Daniel Bortoletto, gestor de parcerias do LANCE! e editor-chefe do Web Vôlei, e Pedro Trengrouse, advogado e coordenador acadêmico do programa FGV/FIFA/CIES em Gestão de Esporte.

Sobre o webinar

A Academia LANCE! ministrará uma série de webinars com convidados importantes para debater assuntos atuais envolvendo esporte, marketing, finanças e negócios. Confira a agenda dos próximos seminários:

01/09 - Guilherme Ribenboim, vice-presidente global de operações do Twitter

08/09 - Fernando Manuel Pinto - Diretor de direitos esportivos da Globo