Quase 50% dos brasileiros da Premier League jamais atuaram no Brasileirão
Para muitos, a Premier League é a liga nacional de futebol mais forte do mundo. Atuar na Inglaterra é o sonho de muitos atletas, inclusive os brasileiros. Na última temporada, 20 atletas do Brasil entraram em campo no Campeonato Inglês. Em 2020/2021, esse número tende a subir, já que alguns novos nomes devem pintar no país. Thiago Silva, por exemplo, foi anunciado pelo Chelsea. No Arsenal, o jovem Gabriel Magalhães, ex-Lille, é a novidade. Allan, do Napoli, está próximo de ser anunciado pelo Everton.
O curioso é que, apesar de muitos nomes conhecidos e já consolidados no futebol mundial, quase 50% dos brasileiros da liga jamais disputaram um único jogo da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 23 atletas já confirmados (não inclui Allan, por exemplo), 10 nunca atuaram no Brasileirão: Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e David Luiz, do Arsenal; Fabinho e Roberto Firmino, do Liverpool; Ederson, do Manchester City; Wesley Moraes, do Aston Villa; Bernardo, do Brighton; Andreas Pereira, do Manchester United; e Matheus Pereira, do West Bromwich.
Outros dois brasileiros não chegaram a disputar 20 jogos de Campeonato Brasileiro antes de irem para a Europa. São os casos de Douglas Luiz, ex-Vasco, hoje no Aston Villa, e Joelinton, ex-Sport, atualmente no Newcastle. Ou seja, de 23 atletas, somente 11 — menos da metade — disputaram mais que um turno de Brasileirão.
Um dos motivos é a saída precoce de jovens talentos. Dos 23, apenas um deixou o Brasil com mais de 20 anos de idade: Alisson. O goleiro, revelado pelo Internacional, trocou o time gaúcho pela Roma em 2016, quando completou 24 anos. Todos os outros deixaram o país ainda "sub-20", sendo que dois deles fizeram grande parte — ou toda — da formação na Europa: Andreas Pereira, que nasceu na Bélgica e iniciou no PSV, da Holanda, e Matheus Pereira, mineiro, mas que aos 12 anos se mudou com os pais para Portugal, onde passou a maior parte do tempo no Sporting.
Alguns, no entanto, chegaram a jogar no Brasil, mas em equipes que não estavam na elite. Roberto Firmino, por exemplo, um dos grandes destaques do Liverpool, atual campeão inglês, brilhou na Série B de 2010 pelo Figueirense. David Luiz surgiu no Vitória, quando o clube baiano estava na Série C, em 2006. Wesley Moraes surgiu no modesto Itabuna (BA) em 2015, sendo negociado em seguida com o futebol eslovaco. Aliás, esse é outro detalhe interessante: a maioria dos brasileiros não vai direto para a Inglaterra.
Dos 23 atletas hoje na Premier League, somente cinco fizeram a ponte aérea direto entre Brasil e Inglaterra: Douglas Luiz, Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, João Pedro e Richarlison. Os outros 18 passaram por um mercado diferente antes de chegar ao país. Destaque para Ucrânia e Portugal, primeira parada de oito destes atletas - quatro em cada.
Confira o perfil dos brasileiros na Premier League:
- Total de jogadores: 23
- Jogadores que nunca disputaram a Série A: 10
- Jogadores que disputaram menos de 20 jogos na Série A: 2
- Jogadores que disputaram mais de 20 jogos na Série A: 11
Idade que tinham quando saíram do Brasil
(Não necessariamente para a Inglaterra)
- Formados fora (menos de 15 anos): 2
- Menos de 18 anos: 1
- Entre 18 e 20 anos: 19
- Mais de 20 anos: 1
Negociação direta ou com escalas
- Jogadores negociados diretamente com a Inglaterra: 5
- Jogadores que passaram por outros países antes da Inglaterra: 18
Países que receberam esses brasileiros antes da Inglaterra
- Portugal: 4
- Ucrânia: 4
- Itália: 2
- França: 2
- Alemanha: 2
- Eslováquia: 1
- Áustria: 1
- Espanha: 1
- Holanda: 1
Clubes formadores
- Onde estreou como profissional ou seu último clube no Brasil (base)
- São Paulo - 2
- Fluminense - 2
- Internacional - 2
- Palmeiras - 1
- Vasco - 1
- Santos - 1
- Figueirense - 1
- Atlético-MG - 1
- América-MG - 1
- Avaí - 1
- Vitória - 1
- Corinthians - 1
- Ituano - 1
- Itabuna - 1
- Red Bull Brasil - 1
- RS Futebol - 1
- Sport - 1
- Athletico-PR - 1
- Sporting-POR - 1
- Manchester United-ING - 1
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.