Ex-Santos, Rafael Cabral diz que pode sair do Reading, mas quer ficar na Inglaterra
Três jogos, três vitórias e apenas um gol sofrido. Esses são os números que o goleiro Rafael Cabral tem pelo Reading na atual temporada da Championship, a segunda divisão inglesa.
A campanha sob comando do novo treinador, o sérvio Veljko Paunovic, é bem diferente e o sonho do brasileiro remanescente do time do ano passado é conseguir alcançar a Premier League e se juntar a Alisson e Éderson.
Mudanças
O camisa 33 afirmou que sua equipe não conseguiu ter uma regularidade na última temporada e esse foi um dos fatores para que o Reading não conseguisse sucesso na Championship. O time havia terminado apenas em 14º lugar e 14 pontos atrás da 6ª colocação para disputar os playoffs e subir para a primeira divisão da Inglaterra. Ainda assim, Rafael está confiante com as mudanças que estão acontecendo na equipe e indica o que pode melhorar em relação ao último ano.
"Tivemos muita inconsistência, momentos bons, com vitórias seguidas e outros sem pontuar. Nosso time deu uma reformulada, pois cerca de 10 jogadores do elenco do ano passado terminaram seus contratos. O time vem treinando bem e temos que ser mais consistentes, pontuar sempre. No meu time, tem seis, sete jogadores de seleções de seus países."
As trocas de treinadores também foram prejudiciais para o Reading ao longo da temporada. A franquia começou com o português André Gomes e posteriormente Mark Bowen assumiu o comando técnico do time. O brasileiro também explicou a mudança de filosofia do atual treinador.
"Nosso técnico era inglês e a mentalidade deles é de bola longa, segunda bola, às vezes não gostam de sair de trás. Agora temos um treinador muito tático, que gosta de jogar bonito, com a bola nos pés, jogar rápido. Nosso time tem muita qualidade e temos tudo para jogar melhor. Eu sou grato ao Mark Bowen. A mentalidade é diferente."
Calendário enxuto
Diferente das principais competições de futebol, a segunda divisão inglesa possui 24 equipes, o que faz com que o campeonato nacional tenham 46 rodadas. Por conta da pandemia da Covid-19, a temporada começou com mais de um mês de atraso em relação a uma época normal. Apesar da sequência pesada de jogos, Rafael acredita em um enorme equilíbrio e pouco favoritismo para alguns elencos.
"Os times que descem da Premier League têm o favoritismo para subir novamente. Mas a Championship é muito difícil. Um time que ano passado estava bem, pode brigar para não cair, as pontuações são muito próximas. Tudo depende do decorrer da temporada e começar bem faz toda a diferença."
Futuro
Eleito o melhor goleiro da última temporada da Championship e o melhor jogador da temporada pelos fãs de sua equipe, o brasileiro possui mercado em diversos times. Faltando uma semana para a janela de transferências fechar, Rafael Cabral abriu a possibilidade de jogar por outra clube ainda nesta época, mas afirmou estar feliz no Reading e que o objetivo é seguir no futebol inglês.
"A gente tem algumas possibilidades, não é certo que eu continue no Reading. Eu estou tranquilo e feliz. Meu objetivo é ter o melhor rendimento possível e viver coisas grandes no futebol. Se eu permanecer no Reading, o objetivo será subir para a Premier League. Se eu tiver em outro clube, o foco será em tentar ser campeão. O futebol inglês é o melhor do mundo. Eu estava com algumas possibilidades fora, mas quero continuar na Inglaterra."
Diversos clubes da Premier League estão movimentando o mercado de arqueiros nesta janela de transferências e Rafael Cabral é um dos principais atletas da posição após ter feito uma das melhores épocas de sua carreira. No momento, com os bons resultados na principal competição do ano, o sonho da Premier League se aproxima. Neste sábado, o Reading encara o Watford, time cotado como favorito para ser campeão e o primeiro grande desafio para o camisa 33.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.