Topo

Palmeiras

Fifa recebe pedido de clube japonês por nova punição ao Athletico por Rony

Rony comemora seu gol contra o Bolívar, o primeiro pelo Palmeiras - Cesar Greco
Rony comemora seu gol contra o Bolívar, o primeiro pelo Palmeiras Imagem: Cesar Greco

02/10/2020 14h51

O Albirex Niigata, do Japão, entrou com mais um pedido de punição do Athletico na Fifa por conta do caso Rony. O atacante foi vendido em fevereiro ao Palmeiras, mas ainda rende preocupações jurídicas ao Rubro-Negro.

Além da primeira pena imposta pela Fifa, que impedia o clube de registrar atletas, agora o clube japonês quer que o Furacão seja novamente punido. Dessa vez, a justificativa seria que o clube violou a condição da pena imposta pelo órgão ao contratar Jorginho, Fabinho e Renato Kayzer depois do que seria o equivalente a última janela de transferências, datada no dia 10 de agosto.

O pedido da equipe asiática à Fifa é também endereçado a Conmebol e à CBF. Ele foi redigido pelo advogado brasileiro Bruno Tannuri, em material que o jornal 'Tribuna do Paraná' alegou ter acesso e apontou o seguinte trecho:

"Nesse cenário, o CAP não está apenas violando a decisão da Câmara de Resoluções de Litígio da Fifa, mas está obtendo vantagem indevida e injusta em relação aos demais clubes, que também participam das referidas competições e respeitam os diversos regulamentos da Fifa. É indiscutível que o CAP (e eventualmente a CBF e os jogadores) estará sujeito às sanções disciplinares estabelecidas no Comitê Disciplinar da Fifa por ter desrespeitado claramente as sanções esportivas impostas pela decisão da Câmara de Resoluções de Litígio da Fifa. Tendo em mente, porém, por violar as disposições da decisão da Câmara de Resoluções de Litígio da Fifa, o CAP tornou-se um infrator reincidente, o que certamente agravará qualquer nova sanção disciplinar que lhe seja imposta".

A argumentação da CBF no caso é de que ela não segue o mesmo calendário de transferências da Fifa, mas sim de seus torneios. Assim, deu consentimento a inscrição dos nomes apontados como irregulares pelo Albiirex.

Enquanto a Conmebol não se pronunciou sobre o tema, a defesa do Athletico, sob responsabilidade do advogado Marcos Motta, passou tom de tranquilidade:

"É um tema que não me tira o sono. O que posso falar é que não houve irregularidade nas contratações", avisou.

Rony chegou a ser suspenso por quatro meses por sair do clube japonês na Justiça. Ele está atuando no Palmeiras graças a efeito suspensivo, e a expectativa é de que o processo só seja tratado em audiência no ano que vem.

Palmeiras