SBT supera Globo, agrada clubes e encaminha acordo para transmitir Carioca
O SBT venceu o Grupo Globo na corrida pelos direitos do Campeonato Carioca 2021 e encaminhou o acerto para transmitir a competição. A reportagem apurou que poucos detalhes separam a assinatura do contrato e o anúncio oficial.
Conforme relatado na última semana, as duas emissoras eram as favoritas na disputa pelos direitos da competição. Entretanto, o SBT avançou na negociação nos últimos dias. A proposta, considerada mais flexível, animou os clubes pelas oportunidades que o negócio proporciona e a abertura de novos horizontes.
A reportagem apurou que o SBT fará uma transmissão por semana para grande parte da rede. As fases decisivas serão exibidas em todo o país, inclusive São Paulo. O que mais atraiu os clubes foi a exposição em diversas mídias. Além do jogo na TV linear, em dia a ser definido, um pay-per-view será criado para a exibição de todas as partidas. A inspiração do modelo é a Conmebol TV, serviço criado em parceria da entidade sul-americana com a Band. Os clubes ganharão um valor fixo, dividido entre times grandes e pequenos, além de porcentagem nos pacotes vendidos.
O SBT pagará cerca de R$ 14 milhões para Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco. Times pequenos receberão aproximadamente R$ 3,5 milhões cada. Transmissões no YouTube estão permitidas. Um clube poderá mostrar um jogo seu através do canal na plataforma, com sua equipe e cobertura voltada ao seu torcedor.
O contrato deve ser assinado nos próximos dias. Executivos do SBT estarão no Rio de Janeiro, como convidados da Conmebol, para acompanhar a final da Libertadores da América - marcado para o sábado (30).
Desde que passou a investir na programação esportiva, o Campeonato Carioca tornou-se uma prioridade no SBT para fortalecer seu catálogo de direitos, que já conta com a Copa Libertadores. Depois da experiência de transmitir o segundo jogo da final do Campeonato Carioca do ano passado, o retorno massivo de audiência animou o grupo de comunicação.
Os direitos do Campeonato Carioca pertenciam ao Grupo Globo até 2020, quando um imbróglio, causado pela MP 984, permitiu que o Flamengo quebrasse a cláusula de exclusividade da competição e transmitisse seus jogos outra plataforma. As consequências desagradaram aos executivos da Globo, que avaliaram os custos e optaram pela rescisão contratual.
*Colaborou Gabriel Vaquer, do UOL, em Aracaju (SE)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.