Quem é Bruno Viana, primeiro reforço encaminhado pelo Flamengo em 2021
Ainda a jogar quatro jogos que decidirão o título brasileiro, o Flamengo já pensa na temporada 2021 a ponto de acertar a primeira contratação para a temporada que começa em março. Trata-se de Bruno Viana, zagueiro que atualmente joga no Braga, de Portugal.
A situação está bem encaminhada rumo à concretização do negócio, segundo informações do jornal "O Dia" —e confirmadas pelo Lance!. A proposta é por empréstimo de uma temporada, com opção de compra de 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões).
Em Portugal, veículos da imprensa tratam a negociação como sacramentada. O Flamengo, inclusive, já lida com os trâmites burocráticos para que Bruno Viana chegue ao Rio de Janeiro nos próximos dias.
QUEM É BRUNO VIANA
Será a primeira oportunidade que o defensor de 26 anos e natural de Macaé-RJ terá para jogar em seu estado. Pois foi em Minas Gerais, ainda nos primeiros passos na base, que Bruno deu as caras no futebol, pelo Cruzeiro, onde fez 20 jogos como profissional em 2016.
Em seguida, Bruno Viana foi vendido ao Olympiacos (GRE) por indicação do técnico português Paulo Bento, que o tinha dirigido e dado as primeiras oportunidades nos tempos de Raposa —no Cruzeiro de Mano Menezes ele havia sido preterido, virado reserva até a partida para a Grécia.
Bruno Viana só ficou uma temporada no Olympiacos, mas foi campeão nacional. Em 2017 acertou empréstimo para o Braga, que depois o comprou por 3,5 milhões de euros. Segundo o jornal português "Record", o empréstimo ao Fla agrada a todas as partes pois permite lucrar sobre o investimento feito há quatro anos.
O defensor jogou apenas 45 minutos nos últimos cinco jogos do Braga e acabou relegado à equipe B, portanto não chegaria ao Flamengo com ritmo de jogo nem muito prestígio. Nos últimos anos, no entanto, acumulou 150 jogos pelo clube português e oito gols marcados, além de um título da Taça da Liga.
MERCADO AGITADO E "PORTA FECHADA"
Bruno Viana foi sondado recentemente por Getafe (ESP), Lorient (FRA) e Lazio (ITA) —este por último. Já o Flamengo o tem no radar desde 2019, mas as sondagens não combinam muito com a fase do jogador, segundo o próprio treinador do Braga.
Quem externou isso foi o próprio treinador do Braga, Carlos Carvalhal (que já foi alvo do Fla, inclusive). Ele afirmou que o zagueiro, afastado, não fará falta.
"A porta está fechada e [Bruno Viana] não vai fazer falta. Só faz falta quem está aqui. A diretoria está tratando disso e o jogador está prestes a ter uma colocação (transferência). O futuro dele não passa pelo Braga", disse recentemente o técnico Carlos Carvalhal, que inclusive já foi alvo do próprio Flamengo. Ele estaria insatisfeito com o comportamento do atleta extracampo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com 1,87m de altura, Bruno Viana é tem boa impulsão, boa velocidade para o setor e abordagem de marcação no 1x1 —aprimorada após cinco temporadas no futebol europeu. O jornalista português Helder Santos, do "Canal 11", avalia que Bruno Viana "pode fazer uma dupla interessante com Rodrigo Caio e, se estiver motivado e com vontade, tem tudo para ser titular na defesa do Flamengo".
"No Braga, Bruno Viana foi lançado por Abel Ferreira, com quem jogou com regularidade sendo um dos pilares defensivos. Também foi aposta de Rúben Amorim. Surpreendentemente, acaba por sair sem glória. Aos 26 anos, tem tudo para ser reforço de peso no Flamengo, depende apenas dele", completa Helder Santo.
Bruno Viana chega com o aval da comissão técnica e é um alvo definido Departamento de Scout do Flamengo, sobretudo - liderado por Fabinho. Em tempo: o zagueiro só poderá atuar pelo Rubro-Negro na temporada 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.