Topo

Flamengo têm missão difícil para manter artilharia do Carioca mais um ano

30/04/2021 08h00

Nos últimos anos, o torcedor do Flamengo se acostumou a ter o artilheiro do Campeonato Carioca. Foi assim com Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, nas últimas duas edições, e com Paolo Guerrero, em 2017. A missão em 2021, contudo, está complicada.

Alef Manga, justamente do Volta Redonda, rival deste sábado na primeira partida das semifinais, é o goleador isolado do Estadual, com nove gols. Com o rodízio entre titulares e reservas, quem está mais próximo do topo pelo Fla é Rodrigo Muniz, com cinco.

Ainda pelo time rubro-negro, Vitinho, com quatro, Pedro e Gabigol, ambos com três gols no Carioca, ainda podem sonhar com a artilharia. Afinal, as semifinais contra o Volta Redonda, e as finais, caso o time avance, serão em ida e volta.

Na edição de 2018 o goleador do Estadual foi o centraovante Pedro, que, então, vestia a camisa 9 do Fluminense, clube que o revelou. Desta forma, o técnico Rogério Ceni tem à disposição os três últimos artilheiros do Carioca.

Por Fluminense e Portuguesa, que disputam a outra vaga na decisão estadual, Fred e Emerson Carioca, com cinco e quatro gols, respectivamente, são os principais goleadores.

Os candidatos à artilharia na Taça Rio

Com um regulamento diferente para esta edição - na qual o segundo turno será disputada pelos times que ficaram na quinta, sexta, sétima e oitava posição - existem outros candidatos à artilharia. Madureira e Vasco, que disputam uma das semifinais da Taça Rio, têm Luiz Paulo, com seis gols, e Gabriel Pec e Germán Cano, ambos cruz-maltinos com cinco gols marcados.

Na outra chave da Taça Rio, os artilheiros de Nova Iguaçu e Botafogo são, respectivamente, Anderson Künzel, com seis, e Felipe Ferreira, com dois.

Os artilheiros do Campeonato Carioca nos últimos dez anos:

2020 - Gabriel Barbosa, do Flamengo, e João Carlos, do Volta Redonda - 10 gols
2019 - Bruno Henrique, do Flamengo - 8 gols
2018 - Pedro, do Fluminense - 7 gols
2017 - Paolo Guerrero, do Flamengo - 10 gols
2016 - Tiago Amaral, do Volta Redonda - 10 gols
2015 - Fred, do Fluminense - 11 gols
2014 - Edmílson, do Vasco - 11 gols
2013 - Hernane, do Flamengo - 12 gols
2012 - Somália, do Boavista, e Alecsandro, do Vasco - 12 gols
2011 - Fred, do Fluminense - 10 gols