Conheça o Guangzhou Evergrande, time chinês que derrubou a bolsa de valores
Com a tensão no mercado global gerada pela China pela gigante imobiliária Evergrande por conta do risco de um calote, o Guangzhou, time da empresa chinesa, que foi casa de grandes jogadores brasileiros por anos, aparece novamente como destaque do futebol.
Comprado pela Evergrande Real Estate Group ainda quando a equipe estava na segunda divisão chinesa, o Guangzhou Evergrande. Em 2010, o brasileiro Muriqui foi o principal jogador do time na campanha da Série B, conquistando o título da competição e a classificação para a elite.
Para mostrar o seu poder no mercado global, o Guangzhou contratou o argentino Darío Conca em 2011. O jogador havia sido eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro no ano anterior, e recebeu o terceiro maior salário do mundo na época ao assinar com a equipe chinesa.
Com o objetivo de se tornar o 'Chelsea Asiático', o Guangzhou investiu no comando técnico, e contratou o italiano Marcelo Lippi, campeão da Copa do Mundo de 2006. Com o treinador, os chineses conquistaram a Super Liga Chinesa três vezes e a Champions Asiática em uma ocasião no ano de 2013.
No ano de 2015, Fabio Cannavaro assumiu o comando da equipe, e conquistou títulos em suas duas passagens pelo time. Ainda assim, o treinador destaque do Guangzhou foi Felipão, também campeão da Copa do Mundo. O brasileiro conquistou seis títulos nacionais e levantou a taça da Champions Asiática.
Na última Super Liga Chinesa, o Guangzhou Evergrande terminou o campeonato na segunda colocação com 30 pontos somados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.