Topo

Flu x Fortaleza: CBF divulga áudio e imagens do VAR em gol anulado de Cano

Luiz Henrique disputa lance contra Zé Welison em partida entre Fluminense e Fortaleza - CAIO ROCHA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Luiz Henrique disputa lance contra Zé Welison em partida entre Fluminense e Fortaleza Imagem: CAIO ROCHA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

22/05/2022 22h32

Horas depois do apito final da vitória do Fluminense sobre o Fortaleza por 1 a 0 na Arena Castelão, a CBF divulgou os áudios do VAR nas decisões dos dois gols anulados da partida.

Os lances geraram reclamações dos dois lados: primeiro, o lado mandante criticou a falta marcada em Yago Felipe na origem da jogada. Depois, os visitantes afirmaram que não havia impedimento de Germán Cano no que seria o segundo gol do Tricolor carioca.

Rafael Traci, que comandou o VAR e revisou o lance, cita a linha de base no pé do defensor do Fortaleza. Depois, pede para a linha de Cano ir mais para a esquerda, ficando na altura do cotovelo do atacante. No fim, fala "certo?" e avisa a Daronco que houve posição de impedimento.

Após a partida, Diniz avaliou o impedimento como "pessimamente" marcado. O lance certamente foi o mais polêmico da partida.

O Fortaleza pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu marcar o gol de empate.

Marcação do VAR na anulação do gol de Cano no Fortaleza x Fluminense - Reprodução/CBF - Reprodução/CBF
Marcação do VAR na anulação do gol de Cano no Fortaleza x Fluminense
Imagem: Reprodução/CBF

Mais polêmicas

No lance do gol invalidado de Moisés é possível ouvir Daronco dizendo "vai, pode jogar" quando Yago Felipe pede a falta na origem do lance. Depois que o jogador balança a rede, Rafael Traci pede para voltar no início para analisar o contato.

- Ele segura e não deixa levantar, né? Não deixa levantar - inicia Traci.

- Os dois disputam a bola e depois ela vem direto - diz Daronco, ao pedir a checagem do lance.

- Se existe a falta, para mim existe a possibilidade do "app". Para mim os dois disputam embaixo - diz Daronco.

Depois, Traci recomenda a revisão por possível falta na origem. Daronco vai até o VAR e antes de revisar pede para que os jogadores e comissões saiam de perto.

- Olha o braço direito e depois esquerdo que não deixa levantar - diz Traci.

- Ok, Traci. Para mim está em app. Falta lá embaixo, minha decisão é falta e vou anular o gol - finaliza Daronco.

No fim, o Fluminense venceu por 1 a 0 com gol de Luiz Henrique ainda aos oito minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o Flu vai ao sétimo lugar no Brasileirão, com 11 pontos em sete jogos. Já o Fortaleza permanece na lanterna e ainda sem vencer, somando só um ponto, mas ainda com um jogo atrasado.