Conmebol abre investigação após torcedor imitar macaco em jogo do Ceará
A Conmebol informou que sua unidade disciplinar abriu hoje um expediente disciplinar para apurar o comportamento dos torcedores do Independiente flagrados imitando macaco aos brasileiros na derrota por 2 a 0 para o Ceará, na última quarta-feira. O resultado classificou o time cearense às oitavas de final da Copa Sul-Americana, onde enfrentará agora o The Strongest, da Bolívia.
De acordo com a entidade, no caso do ato de racismo por parte de atleta ou oficial, o "Artigo 17: Discriminação" prevê suspensão de, no mínimo, de cinco jogos ou por um período de tempo mínimo de dois meses. No caso dos clubes, a sanção prevista é de uma multa mínima de US$ 100 mil (cerca de R$ 540 mil).
O artigo ainda explica que, se as circunstâncias do caso requererem, o Órgão Judicial competente poderá impor sanções adicionais à Associação Membro ou ao clube, jogador ou oficial responsável.
Além disso, se proíbe qualquer forma de propaganda de ideologia antes, durante e depois do jogo. Aos infratores dessa disposição, serão de aplicação as sanções previstas nos pontos citados acima.
Segundo a imprensa argentina, nenhum torcedor do Independiente havia sido identificado pelas autoridades locais até a publicação desta reportagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.