Topo

Ucraniano chora ao pedir fim da guerra diz que povo merece vaga na Copa

Oleksandr Zinchenko, da seleção ucraniana, chora em coletiva antes de jogo contra a Escócia pela repescagem das Eliminatórias - Mark Runnacles/Getty Images
Oleksandr Zinchenko, da seleção ucraniana, chora em coletiva antes de jogo contra a Escócia pela repescagem das Eliminatórias Imagem: Mark Runnacles/Getty Images

31/05/2022 18h37

Classificação e Jogos

O ucraniano Oleksandr Zinchenko foi às lágrimas durante entrevista coletiva, hoje, ao comentar a guerra que ocorre em seu país. Na véspera do jogo contra a Escócia, pela repescagem das Eliminatórias Europeias, o meio-campista se emocionou ao falar sobre o significado da partida para o povo ucraniano em meio às invasões russas.

"Todo ucraniano tem o sonho de que a guerra acabe. Eu conversei com muitas pessoas de diferentes países. Falei com crianças ucranianas, eles não entendem nada do que está acontecendo, mas dizem uma coisa: "Eu sonho que a guerra acabe". No futebol, também temos um sonho, que é ir à Copa do Mundo e dar essas emoções incríveis aos ucranianos neste momento difícil, porque eles merecem", disse Zinchenko.

O lateral foi um dos que mais se manifestaram, desde o início das invasões russas à Ucrânia, além de ter recebido diversas homenagens durante jogos do Manchester City.

O treinador ucraniano Oleksandr Petrakov falou da dificuldade da preparação da partida que estava marcada para março, mas teve que ser postergada em meio às invasões russas à Ucrânia.

"Foi uma tarefa muito difícil, porque cada jogador está pensando em seus pais, mães e parentes que estão na Ucrânia. Mas cada um entende como isso é enorme. Estou trabalhando sob muito estresse, mas ainda tentamos atingir nosso melhor e conquistar o resultado. Estamos totalmente preparados", falou o comandante.

A Ucrânia enfrenta a Escócia fora de casa, pela repescagem das Eliminatórias da Copa nesta quarta, às 15h45 de Brasília. O vencedor enfrenta País de Gales neste domingo, na decisão pela última vaga europeia para a Copa.