Topo

Bia Haddad iguala Maria Esther Bueno e será cabeça de chave em Wimbledon

Bia Haddad Maia joga contra Shuai Zhang em final do WTA de Birmingham - Stephen Pond/Getty Images for LTA
Bia Haddad Maia joga contra Shuai Zhang em final do WTA de Birmingham Imagem: Stephen Pond/Getty Images for LTA

19/06/2022 13h29

O título conquistado neste domingo, o segundo da carreira, fará com que Beatriz Haddad Maia iguale a marca de Maria Esther Bueno como a melhor ranqueada da história do Brasil desde que a tabela foi criada, em 1974.

Bia, atual 32ª colocada, irá aos 1640 pontos ficando na 29ª posição. Maria Esther obteve tal feito em 1976. É bom lembrar que Maria Esther teve seu auge com os três títulos de Wimbledon antes da tabela da WTA nascer. Na década de 60 ela foi considerada a melhor do mundo.

"Ela [Maria Esther Bueno] é incrível. É a melhor tenista mulher da história do Brasil. Eu fico feliz de poder ter conhecido ela e conversado. Obviamente, não pude vê-la jogar, mas assisti alguns vídeos. Ainda tenho um torneio antes, Eastbourne, mas vamos passo a passo", disse Bia Haddad após a conquista do título.

A brasileira começou o ano apenas como a 83ª do mundo e na semana passada ocupava o 48º posto antes do troféu em Nottingham, na Inglaterra.

Além disso, Bia também garante a vaga como cabeça de chave em Wimbledon como a 24ª e vai evitar duas outras favoritas pela frente nas duas primeiras rodadas.

Como a cabeça 24 ela vai evitar uma das top 8 logo na terceira rodada podendo encarar as cabeças 9 até a 16ª. A brasileira teria uma dessas tenistas como potenciais rivais na 3ª rodada: Garbiñe Muguruza, Emma Raducanu, Cori Gauff, Barbora Krejcíkova, Jelena Ostapenko, Leylah Fernandez, Belinda Bencic ou Angelique Kerber. Isso se nenhuma destas desistir até o evento começar. O sorteio será feito na próxima sexta-feira.