Topo

Fifa vai permitir 26 convocados e 15 jogadores no banco na Copa do Qatar

Tite observa no banco de reservas o jogo da seleção - Pedro Martins/Mowa Press
Tite observa no banco de reservas o jogo da seleção Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

23/06/2022 13h40

Classificação e Jogos

Agora é oficial: a Copa do Mundo de 2022 terá 26 jogadores por seleção. A Fifa anunciou a mudança para o torneio, que até a última edição tinha apenas 23 convocados. A mudança já era esperada, mas só nesta quinta-feira (23) foi confirmada pela entidade em comunicado oficial.

Além da possibilidade de três novos atletas, o Mundial do Qatar terá 15 jogadores no banco de reservas. Esta novidade, porém, precisou de aprovação da Ifab (International Board), responsável pelas regras do jogo, que foi alterada. Além dos 15 substitutos, a Fifa comunicou que somente 11 integrantes da comissão técnica (sendo um deles obrigatoriamente um médico) poderão ficar no banco durante as partidas.

Outra novidade divulgada pela Fifa é o aumento da pré-lista de convocados para o Mundial. Anteriormente, as seleções tinham a obrigação de enviar 35 nomes. Para a Copa do Mundo do Qatar, a pré-lista foi aumentada para 55 nomes.

A Fifa também determinou a data limite para que os jogadores convocados façam seu último jogo por clubes. De acordo com a entidade, 23 dos 26 atletas terão até o dia 13 de novembro para atuar em suas ligas.

No dia 1º de abril, no Congresso da Fifa em Doha, técnicos de seleções confirmadas na Copa do Mundo conversaram sobre o tema e se mostraram favoráveis às mudanças.

As cinco substituições, que passaram a ser adotadas após a volta do futebol em meio à pandemia da covid-19, também estão mantidas. As mudanças seguem valendo apenas em três paralisações. Em caso de prorrogação, mais uma janela será aberta.