Topo

Corinthians

Corinthians tem semana decisiva para firmar retorno de Balbuena

Zagueiro Fabián Balbuena em ação pelo Dínamo de Moscou (RUS), em outubro de 2021 - Mike Kireev/NurPhoto via Getty Images
Zagueiro Fabián Balbuena em ação pelo Dínamo de Moscou (RUS), em outubro de 2021 Imagem: Mike Kireev/NurPhoto via Getty Images

11/07/2022 06h00

O Corinthians está otimista de que o retorno do zagueiro Fabián Balbuena ao clube se concretize ainda nesta semana. O defensor paraguaio já se despediu do Dínamo de Moscou, clube com o qual tem contrato até junho de 2025, e decide seu futuro nos próximos dias. O Alvinegro é o destino favorito.

O Corinthians acelerou a negociação na última semana para repor a saída de João Victor, vendido ao Benfica. Balbuena é esperado pelo Corinthians nos próximos dias, e a expectativa é que passe por exames e assine contrato assim que chegar ao Brasil.

O clube manifestou interesse no retorno de Balbuena desde a decisão da Fifa em ampliar o período de excepcionalidade para jogadores que atuam na Rússia e na Ucrânia. A guerra motivou a entidade a permitir que os atletas suspendam seus contratos atuais com times destes países, por isso muitos jogadores têm voltado ao Brasil neste ano, seja nestes termos ou mesmo em negociação com seus clubes —casos de Júnior Moraes, Maycon e Yuri Alberto no Corinthians, por exemplo.

Uma vez oficializada a contratação, a expectativa é que Balbuena esteja à disposição do técnico Vítor Pereira ainda neste mês. Ele só poderia ser inscrito na CBF a partir da segunda-feira que vem (18), mas vinha jogando regularmente no Dínamo e está em forma.

O zagueiro tentava deixar a Rússia desde o início dos conflitos armados com a Ucrânia, há cinco meses. O principal motivo era a pressão da família em meio à sensação de insegurança. Balbuena tinha como prioridade seguir na Europa, mas sob a condição de disputar campeonatos de visibilidade. Aos 30 anos, ele não recebeu propostas que lhe agradassem, e a possibilidade de retorno ao Corinthians o animou.

No primeiro momento, apenas no mecanismo excepcional da Fifa será usado para firmar a volta de Balbuena ao Timão, pois as tratativas estão sendo feitas diretamente entre o Corinthians e o estafe do atleta. O Alvinegro espera poder abrir conversas com o Dínamo de Mosocu por uma compra em definitivo em janeiro, se tudo ocorrer como esperado.

Corinthians